(foto: Luis Ferraz)

Os candidatos selecionados têm as propinas integralmente suportadas e recebem uma bolsa mensal de 980 euros. (foto: Luís Ferraz)

No âmbito do Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020, foi atribuído financiamento a 12 Programas Doutorais da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), correspondendo a 50 bolsas de Doutoramento cofinanciadas pelo Fundo Social Europeu (FSE).

Dos 12 cursos aos quais foram atribuídas bolsas , quatro vão permitir que alguns bolseiros desenvolvam os seus trabalhos de investigação em ambiente empresarial, estimulando a partilha de recursos de excelência entre a academia e o mundo empresarial.

Os candidatos selecionados, além de verem as suas propinas integralmente financiadas, vão ainda usufruir de uma bolsa mensal de 980 euros. As bolsas têm a duração de 12 meses, podendo ser renovadas anualmente até um máximo de três anos.

O Programa Norte 2020 pretende com esta medida contribuir para a formação de uma nova geração de investigadores e docentes altamente qualificados e, simultaneamente, afirmar a região Norte pela sua elevada competitividade a nível internacional. Um objetivo em linha com uma das prioridades de investimento do Programa Operacional regional do Norte 2014-2020, que pretende melhorar a qualidade, eficiência e acesso ao ensino superior, incluindo os grupos desfavorecidos.

João Falcão e Cunha reforça a importância deste tipo de programas: “A FEUP tem grandes espectativas também relativamente a estes candidatos ao doutoramento e aos respetivos projetos, muitos deles contando com um grande envolvimento de empresas muito inovadoras nas atividades de investigação. Há um forte compromisso com atividades de pesquisa que resultem a médio e longo prazo no desenvolvimento de novos produtos, processos, serviços e empresas”.

Os prazos de candidatura e de início dos trabalhos para cada Programa Doutoral devem ser consultados nos respetivos editais. Mais informações aqui.