John-C-Mather

John C.Mather é astrofísico sénior na NASA, onde é responsável pela coordenação do Telescópio Espacial James Webb. (Foto: DR)

O Prémio Nobel da Física em 2006, John C. Mather, vai visitar no próximo dia 5 de novembro, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), onde dará uma palestra aberta ao público, intitulada “From the Big Bang to now, Observing the Universe with the James Webb Space Telescope”.

Nesta passagem pela U.Porto, John C. Mather (EUA, 1946) vai partilhar o trabalho que vem desenvolvendo como astrofísico sénior na agência espacial norte-americana NASA, onde é responsável pela coordenação do Telescópio Espacial James Webb.

Em 2006, John C. Mather foi galardoado com o Prémio Nobel de Física, juntamente com George Smoot, pelos trabalhos de observação realizados através do satélite COBE (COsmic Background Explorer) – também conhecido como Explorer 66 – lançado pela NASA em 1989 e reconhecido como o início da cosmologia como ciência precisa. No ano seguinte foi nomeado pela revista Time como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo.

Com entrada livre, a palestra tem início às 15h00, no Auditório Ferreira da Silva, localizado no Edifício do Departamento de Ciência de Computadores da FCUP.

Recorde-se que a visita de John C. Mather à U.Porto acontece um dia depois da participação do astrofísico norte-americano na edição 2015 do Fórum do Futuro, promovido pela Câmara Municipal do Porto. Mather será o primeiro orador do evento, com uma comunicação intitulada “Felicidade, luz e os segredos do universo”, moderada por Orfeu Bertolami (professor da FCUP) e Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra).

Para além de parceira oficial do evento, a Universidade do Porto está amplamente representada na lista de oradores convidados, através de nomes como Afonso Pinhão Ferreira, Alexandre Quintanilha, Cristina Queirós, Eduardo Souto Moura, Fátima Vieira, ou Joaquim Gabriel Mendes.