O espetáculo foi construído com base em 15 canções populares tradicionais que integram a obra discográfica de José Afonso.

O Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto vai recordar o cantor Zeca Afonso no 40.º aniversário do 25 de Abril. A peça de teatro “O Brado da Terra” vai estar em cena no dia 24 de abril, no Teatro Helena Sá e Costa.

O espetáculo, cujo nome evoca uma canção do próprio músico (“Só ouve o brado da terra”), conta com quatro danças e 15 canções populares tradicionais que integram toda a obra discográfica de Zeca Afonso. Apesar do caráter musical, o espetáculo foi encenado teatralmente, percorrendo o país e muitas das suas tradições, sempre com a cultura popular como pano de fundo.

A inspiração para esta homenagem ao autor de algumas das músicas mais significativas do período revolucionário justifica-se, segundo a organização, pelo facto de o músico ser “um dos grandes símbolos da liberdade em Portugal. Fiéis aos nossos objetivos de divulgação etnográfica, pesquisámos as canções tradicionais que ele interpretou e criámos um espetáculo constituído por um conjunto de histórias interligadas que revisitam o passado do país”, explica Helena Queirós, do NEFUP, em declaração ao Porto Canal.

A organização promete, ainda, que temas como o amor, a guerra, a emigração, a tristeza e a alegria não vão ser esquecidos neste espectáculo que exalta de um dos momentos mais marcantes da história de Portugal.

“O Brado da Terra” tem início marcado para as 21h30. Os bilhetes podem ser reservados através do telefone 225 193 760.