O Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto vai estrear um novo espetáculo baseado nos cantares e dançares tradicionais da região do Douro Verde.

O NEFUP – Núcleo de Etnografia e Folclore da Universidade do Porto vai estrear o seu novo espetáculo Verdegar às 21h30 do próximo sábado, 12 de maio, no Auditório do Conservatório de Música do Porto.

O espetáculo resulta dos mais de 35 anos de pesquisas, recolhas, viagens e partilhas realizadas pelo NEFUP em prol da preservação e divulgação da cultura popular tradicional portuguesa.

Depois de Maresia, dedicado às tradições das povoações costeiras portuguesas, o novo espetáculo do NEFUP centra-se agora nas estórias da região do Douro Verde, contadas por quem as viveu, na primeira metade do século XX. Verdegar nasce, assim, da memória: a individual e a coletiva, a documentada e a imaginada, a nossa e a dos outros.

No entanto, como quem conta um conto acrescenta um ponto, foram vários os fios entrelaçados nesta teia de ficção e realidade: por um lado, as pessoas ouvidas, entre os setenta e os cem anos, falaram da sua meninice e juventude, mas também dos seus antepassados e das suas vivências, com o olhar toldado pela nostalgia e a clarividência dos muitos anos vividos; por outro, os autores foram tecendo redes de conexão entre os relatos das fontes e aquilo que imaginavam, lhes tinha sido contado ou tinham lido e investigado.

O espetáculo é o resultado do trabalho de pesquisa, recolha e divulgação da cultura popular portuguesa realizado pelo NEFUP.

Em Verdegar , as duas margens do rio Douro, tantas vezes voltadas de costas uma para a outra, surgem unidas: musicalmente, por cancioneiros valiosíssimos e quase desconhecidos, de Resende ao Marco de Canaveses; ao nível da dança, com a inclusão de algumas bem antigas, que ainda hoje surgem espontaneamente em qualquer baile da região, mas também daquelas que, pela década de 40, começavam a entrar em desuso, sendo até hoje perpetuadas apenas no contexto dos grupos folclóricos.

Os bilhetes estão à venda na sede do NEFUP, à rua dos Bragas, nas traseiras da Faculdade de Direito, ou por telefone (222 000 208), em horários pré-estabelecidos, ou pelo email em [email protected].