Evento contou com a participação de mais de 60 pessoas, incluindo vários antigos estudantes da U.Porto. (Foto: Vítor Nascimento/SASUP)

O YOU Restaurante dos Serviços de Ação Social da Universidade do Porto (SASUP), na Faculdade de Medicina (FMUP), recebeu no passado dia 23 de fevereiro o 1.º jantar Solidário “ALMA LUSA”, iniciativa que juntou mais de 60 participantes movidos pela vontade de ajudar o Fundo de Apoio Social da U.Porto, um programa gerido pelos SASUP e destinado a apoiar estudantes em situações de necessidade económica.

Organizado com o apoio do Gabinete Alumni da U.Porto e dos SASUP, o jantar partiu do desafio lançado pela artista plástica e antiga estudante da U.Porto, Margarida António, a quem coube abrir o evento, na companhia de Manuel Barros, diretor do SASUP. Um “aperitivo” que serviu para apresentar o projeto solidário de angariação de fundos para o Fundo de Apoio Social da U.Porto.

O jantar incluiu o sorteio de uma obra da artista plástica Margarida António. (Foto: M.Peixoto)

“A concretização desta iniciativa pode vir a contribuir para um reforço da dotação do subsidio de emergência e das bolsas de colaboração, no âmbito dos objetivos do Fundo de Ação Social”, frisou Manuel Barros, perante uma plateia de convidados onde se contava o Presidente do Observatório Internacional dos Direitos Humanos, Luís Eduardo Afonso Andrade, mas  também vários antigos estudantes da U.Porto.

A adesão dos Alumni a “uma causa tão importante e que assume uma importância crescente” foi, de resto, realçada pela responsável pelo Gabinete Alumni da U.Porto. “Iniciativas como esta são um excelente exemplo da proximidade e do envolvimento crescente dos Alumni com os estudantes da Universidade, e refletem uma atitude de responsabilidade social que pretendemos esteja presente no domínio dos Alumni”, nota Maria Clara Martins.

A Associação dos Antigos Orfeonistas da U.Porto e o Orfeão Universitário do Porto animaram a festa. (Foto: M.Peixoto)

O jantar ficou ainda marcado pela animação musical, garantida pela Associação dos Antigos Orfeonistas da U.Porto e pelo Orfeão Universitário do Porto. Foi, de resto, ao  som da Tuna Universitária do OUP que, ainda durante o cocktail de receção, os convidados tiveram a oportunidade de apreciar uma exposição – “Arte no Átrio” – de obras de Margarida António. Uma dessa obras foi sorteada durante o jantar, enquanto se ouvia o grupo de Fados da AAOUP.

O jantar terminou com os convivas em grande animação a dançar ao ritmo da Orquestra Ligeira da AAOUP.