Guta Moura Guedes, presidente da experimentadesign, estará entre os oradores da conferência. (Foto: Francisco Sá Bandeira)

A Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) recebe a partir desta sexta-feira, dia 10 de maio, o ciclo de Conferências Contentor e Conteúdo: interseções entre Museologia e Arquitetura, organizado pelos arquitetos Susana Rosmaninho e Miguel Tomé, no âmbito do Doutoramento e Mestrado em Museologia da FLUP.

Este ciclo de conferências, que se prolongará pelos dias 24 de maio e 7 de junho e reunirá figuras nacionais ligadas às áreas da arquitetura, design e museologia,  pretende ser um espaço de reflexão sobre a problemática da comunicação da arquitetura, com especial relevo na recente constituição de museus e centros de arquitetura, sua configuração institucional e a expressão arquitetónica. Pretende-se ao mesmo tempo dar pistas a quem tem poder de decisão nos museus ou noutras instituições culturais e educativas relativamente a como pôr em prática pequenas (ou grandes) atividades de divulgação, curadoria, mediação, educação, no campo da Arquitetura.

Entre os participantes da conferências, destaca-se a presença de Gonçalo Couceiro (ex-diretor do IGESPAR), de Guta Moura Guedes (presidente da experimentadesign), do curador Delfim Sardo, e da arquiteta Beatrice Galilee, curadora da 3ª edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa subordinada ao tema “Close, Closer”.

Também participam como oradores convidados, os arquitetos Manuel Graça Dias, Manuel Mendes, Nuno Grande e Rui Ramos, professores da Faculdade de Arquitectura da U.Porto (FAUP).

Com início marcado para as 14h30, a entrada nas conferências é livre, estando limitada à lotação do anfiteatro. Nos dias 10 e 24 de maio, no anfiteatro nobre, e no dia 7 de junho, no anfiteatro 2.