Mundial de Voleibol Universitário 2014

Competição inédita em Portugal trouxe ao Porto alguns dos melhores atletas universitários de voleibol de praia a nível mundial. (Foto: DR)

A Federação Internacional de Desporto Universitário (FISU) atribuiu ao Mundial Universitário de Voleibol de Praia 2014, coorganizado pela Universidade do Porto, o prémio de “Best WUC 2014”, correspondente ao “Melhor Campeonato do Mundo Universitário 2014”.

Aquele que foi o 7.º Campeonato do Mundo Universitário (CMU) de Voleibol de Praia decorreu entre 23 a 27 de julho de 2014 na Praia de Matosinhos e resultou de uma organização conjunta  da U.Porto, do Instituto Politécnico do Porto (IPP) e da Federação Académica do Porto (FAP), sob a tutela da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU). A competição reuniu mais de 150 atletas de 20 países diferentes e envolveu cerca de 150 voluntários na sua organização.

Sebastião Feyo de Azevedo, Reitor da Universidade do Porto, vê a conquista do “Best WUC 2014” como “o coroar de uma grande organização desportiva como foi o Campeonato Mundial Universitário de Voleibol de Praia que trouxe ao Porto estudantes de todo o mundo”. Por outro lado, trata-se de “uma distinção que vem reconhecer o excelente trabalho realizado pelas três instituições envolvidas”.

O Reitor da U.Porto realça ainda que “esta é também uma vitória da nossa cidade, local perfeito para receber este tipo de eventos desportivos. Para além disso, traz à Universidade do Porto responsabilidades acrescidas para organizar um grande Campeonato Mundial Universitário de Floorball já em 2016”.

Já Rúben Alves, ex-presidente da FAP que presidiu à Comissão Organizadora do CMU de Voleibol de Praia, encara o galardão como “o premiar de um enorme esforço de um número significativo de pessoas” que  “desde o primeiro momento” tiveram como objetivo “oferecer um evento de qualidade superior, muito além da simples vontade de cumprir os mínimos que nos eram exigidos”.

A presidente da FADU, Filipa Godinho, lembra por sua vez que este prémio é “uma forma de a FISU destacar o trabalho que é feito em Portugal ao nível dos campeonatos do mundo universitários”, sustentado em aspetos como “uma organização de excelência e o acolhimento que damos aos participantes” .

Anunciado no passado dia 5 de junho, durante a a Gala de Desporto da Federação Académica do Porto (FAP), o prémio será entregue na Gala da FISU, a 2 de julho, em Gwangju (Coreia do Sul), cidade que acolhe as Universíadas de Verão.