Esta terça-feira, dia 12 de fevereiro, pelas 10h00, a propósito das comemorações do Ano Internacional da Tabela Periódica 2019, que assinalam os 150 anos da Tabela Periódica dos Elementos Químicos de Mendeleev, a Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) vai participar no evento Global Women Breakfast, juntamente com a Faculdade de Engenharia (FEUP) e com o Instituto Superior de Engenharia do Porto.

Na FCUP, o Global Women Breakfast terá lugar na Sala de Exposições do Departamento de Química e Bioquímica (DQB). O evento será de convívio entre todas as mulheres de toda comunidade académica – estudantes (dos vários Ciclos de Estudo), não docentes, docentes e investigadoras de todos os Departamentos – que queiram juntar-se a este megaevento à escala global.

“Esta confraternização, que engloba mulheres de várias faixas etárias e em diferentes momentos das suas carreiras científica e profissional, pretende fazer aumentar as suas sinergias e potenciar colaborações na FCUP”, explica Ana Cristina Freire, diretora do DQB. “Será aberta uma discussão sobre as mulheres e as questões profissionais associadas às áreas da Ciência no mundo”, acrescenta.

A decorrer em simultâneo na FCUP, na FEUP e no ISEP, e também noutras instituições nacionais e internacionais, a iniciativa é também parte integrante da celebração dos 100 anos da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC).