Mostra2014_1

A Mostra da U.Porto é um local para descobrir vocações e reunir informação sobre o Ensino Superior.

De 12 a 15 de março, a Universidade do Porto muda-se para o edifício da Alfândega do Porto para mais uma edição da Mostra da U.Porto.

A decorrer pela primeira vez no Centro de Congressos da Alfândega, a Mostra de Ciência, Ensino e Inovação da Universidade do Porto continua a ser o local privilegiado para que a comunidade envolvente conheça por dentro os cursos e as atividades das 14 faculdades da U.Porto e dos seus principais centros de investigação.

Várias centenas de estudantes, professores, investigadores e funcionários não docentes da U.Porto voluntariam-se para, durante quatro dias, prestar todas informações sobre as licenciaturas e mestrados integrados das suas faculdades e esclarecer qualquer dúvida sobre currículos, formas de acesso ao ensino superior ou os apoios sociais disponibilizados na Universidade do Porto.

No entanto, como a Mostra da U.Porto é também um local de busca de conhecimento e de experiências interativas desenhadas para todos os públicos, seja qualquer for a idade, os membros da comunidade académica da Universidade do Porto também estarão presentes para demonstrar algumas das atividades e experiências divertidas que se realizam diariamente numa universidade.

Mostra2014_3

Mas a Mostra da U.Porto é também um local de experiências interativas, abertas à participação de todo o público.

Entre as muitas atividades disponíveis na Mostra da U.Porto 2015, os visitantes poderão, por exemplo, assistir a julgamentos de tribunal simulados, a um concurso de resistência de pontes de esparguete, à simulação de um parto de emergência ou sessões de esclarecimento sobre alimentação saudável. Mas estas são apenas algumas das atividades com horários predefinidos que irão decorrer no auditório da Alfândega do Porto. Contudo, no espaço principal da Mostra, as faculdades e centros de investigação da U.Porto terão em permanência mais de uma centena de atividades à disposição de todos os visitantes.

Para além dos já habituais rastreios médicos de glicemia, pressão arterial ou saúde oral, na Mostra da Universidade do Porto será ainda possível participar em aulas reais de pintura e desenho, demonstrações de culinária saudável, atividades desportivas, jogos de mercados financeiros, experiências de produção de biodiesel ou demonstrações de suturas e de manobras de Suporte Básico de Vida.

A Mostra da U.Porto é também o local onde é possível observar algumas das mais recentes tecnologias e inovações portuguesas, desde carros elétricos de competição a aviões e submarinos autónomos, passando por robôs trabalhadores capazes de colaborar com humanos ou simuladores médicos de tamanho real que vestem a pele de doentes reais. São mais de uma centena de opções disponíveis, a todo o público, de forma gratuita.

Com entrada livre, a Mostra da Universidade do Porto estará patente na Alfândega do Porto, de 12 a 15 de março, no seguinte horário: quinta e sexta-feira das 10h às 19h, sábado das 11h às 20h e domingo das 11h às 19h.