A Mostra voltou a ser palco de experimentação e descoberta para milhares de pré-universitários.

Cerca de 14 mil visitantes, 80 escolas participantes e quatro dias repletos de atividades e de descobertas com a marca da Universidade do Porto. São estes os números finais da 11ª edição da Mostra da U.Porto, o evento, que entre os dias 14 e 17 de março, “transferiu” para o Pavilhão Rosa Mota os saberes produzidos na maior universidade portuguesa.

No balanço da Mostra 2013, começam por se destacar os dois primeiros dias do certame (quinta e sexta-feira), período em que o Rosa Mota recebeu cerca de 7 mil (6840) visitantes, grande parte dos quais jovens provenientes de escolas da região desejosos de acompanhar as atividades que se lhes ofereciam, em diálogo com docentes, investigadores e estudantes universitários. Já no fim-de-semana coube às famílias invadirem a Mostra para um programa de conhecimento e experimentação liderado pelas 14 faculdades e pelos centros de investigação que fazem parte da U.Porto.

Entre as muitas atividades disponíveis na Mostra deste ano os visitantes puderam, por exemplo, descobrir como dar mais cor à saúde e aprender regras para uma alimentação mais saudável; assumir o papel de um técnico do CSI e identificar substâncias desconhecidas através de experiências científicas ou identificar suspeitos de um crime através das suas impressões labiais. Pelo meio foi possível assistir a conferências-relâmpago sobre vários temas (desde “Os novos direitos” a “Curiosidades sobre recursos geológicos de elementos não metálicos”) e a workshops e sessões de esclarecimento.

Recorde-se que o início da Mostra coincidiu também com o arranque das candidaturas aos cursos de Verão da Universidade Júnior 2013. Em quatro dias, foram já preenchidas cerca de 3500 das mais de 5500 vagas disponíveis para a edição deste ano do maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário para estudantes do ensino básico (2.º e 3.º ciclos).

Nesta décima primeira edição, a Mostra da U.Porto reafirmou-se também enquanto espaço de diálogo entre a Universidade e a comunidade, destinado à orientação vocacional dos mais novos. Só este ano, cerca de 5500 (5497) alunos de 80 escolas do ensino básico e secundário de toda a região tiveram a oportunidade única de, num mesmo local, reunir informação sobre os diferentes cursos e áreas de investigação das escolas da U. Porto. Tudo isto em contacto direto com os professores, investigadores e estudantes da Universidade.

Podem recordar o “filme” da 11.ª Mostra da Universidade do Porto através da fotogaleria disponível na área “Multimédia” do noticias.up.pt.

TR e EP/REIT