Mostra da U.Porto 2015

Visitantes podem participar em mais de 100 de experiências científicas lideradas pelas faculdades e centros de investigação da U.Porto.

Depois de dois dias quase inteiramente orientados para os alunos do ensino básico e secundário, a 13.ª Mostra da Universidade do Porto vai dedicar os seus dois últimos dias às famílias. Assistir a uma simulação de um parto difícil, participar em experiências científicas, participar numa aula de zumba ou assistir a um original concurso de pontes de esparguete são apenas algumas das mais de 100 atividades à espera dos mais de 7 mil visitantes esperados, este fim-de-semana, no Centro de Congressos da Alfândega do Porto (Rua Nova da Alfândega, à Ribeira).

Com entrada livre e a decorrer até domingo, 15 de março, a Mostra da Universidade do Porto é um espaço onde pessoas de todas as idades poderão participar em dezenas de experiências científicas interativas e ficar a conhecer as mais recentes inovações produzidas por uma das melhores universidades da Europa. Mas é também um local para os futuros estudantes do ensino superior e respetivos pais poderem recolher todas as informações e esclarecer qualquer dúvida sobre o ensino superior.

Na “feira de vocações” da U.Porto é possível, por exemplo, participar em aulas reais de pintura e desenho, demonstrações de culinária saudável, atividades desportivas, jogos de mercados financeiros, experiências de produção de biodiesel, demonstrações de suturas cirúrgicas e de manobras de Suporte Básico de Vida ou assistir a julgamentos de tribunal simulados (ver programa de atividades).

Numa visita à Mostra da U.Porto, os participantes podem ainda  observar algumas das mais recentes tecnologias e inovações portuguesas, desde carros elétricos de competição a aviões e submarinos autónomos, passando por robôs trabalhadores capazes de colaborar com humanos ou simuladores médicos de tamanho real que vestem a pele de doentes reais.

Aberta a visitantes de todas as idades que pretendam conhecer e experimentar o que de melhor se faz nas universidades portuguesas a Mostra da U.Porto estará de portas abertas no seguinte horário: sábado das 11h00 às 20h00 e domingo das 11h00 às 19h00.

Mais informações em http://www.mostra.up.pt/.