Rui Moura, professor da FCUP, vai estar ligado à Mostra a partir da NASA, para falar da sua experiência no projeto POSSUM (Foto: DR).

Assistir a uma ligação em direto para a NASA e conversar com uma das mais famosas youtubers portuguesas. Estas são apenas duas das propostas à espera dos milhares visitantes esperados este fim-de-semana (14 e 15 de abril), no complexo do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar / Faculdade de Farmácia da U.Porto (ICBAS/FFUP), junto ao Palácio de Cristal, palco da 16.ª Mostra da Universidade do Porto.

Depois de dois dias quase inteiramente orientados para os alunos do ensino básico e secundário, a Mostra da U.Porto 2018 abre-se agora às famílias, convidando “miúdos e graúdos” a explorar o que de melhor se faz na Universidade. Tudo isto através de dezenas de atividades e experiências científicas interativas, preparadas pelas diferentes unidades de ensino e investigação científica da U.Porto.

Das atividades que vão preencher a área central do evento destaca-se a ligação via Skype que vai ser feita, a partir das 15h00 deste sábado, com Rui Moura, professor da Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP) que, desde 2015, está inserido no projeto POSSUM, um programa de formação de tripulantes da Agência Espacial Norte-Americana (NASA). Este será, de resto, o mote para uma conversa sobre o dia-a-dia desta formação que prepara os participantes para uma viagem a bordo de uma nave espacial suborbital até à mesosfera, última camada da atmosfera antes da entrada no espaço exterior.

Grande revelação entre os youtubers nacionais, Ana Catarina Ribeiro / Owhana vem à Mostra responder a todas as perguntas dos visitantes. (Foto: DR)

Regressados à Terra, os visitantes  terão à sua espera um encontro imediato com Ana Catarina Ribeiro / Owhana. Considerada uma das grandes revelações entre os youtubers portugueses nos últimos anos, a também estudante do 4.º ano da Faculdade de Direito da U.Porto (FDUP) estará na Mostra a partir das 16h00 de sábado, para responder a todas as perguntas dos visitantes.

E se a área central da Mostra reserva ainda demonstrações de esgrima medieval ou uma simulação de uma escavação arqueológica, há muito mais para descobrir e experimentar num percurso pelos vários stands alinhados ao longo de dois pavilhões montados propositadamente para a ocasião nos terraços do ICBAS/FFUP. É aí que é possível observar algumas das mais recentes tecnologias e inovações “made in U.Porto”, desde carros elétricos de competição a robôs trabalhadores capazes de colaborar com os humanos. Pelo meio, há espaço para interagir com simuladores médicos que vestem a pele de doentes reais, aprender Matemática de forma divertida, realizar um workshop de desenho livre, entre muitas outras atividades orientadas por estudantes e professores da U.Porto

Cumprindo o seu papel de “feira de vocações”, a Mostra da Universidade do Porto é também um local para os futuros estudantes do ensino superior e respetivos pais poderem recolher todas as informações e esclarecer qualquer dúvida. A pensar neste público, o programa da Mostra reserva duas sessões de esclarecimento sobre o acesso ao ensino superior, orientadas por técnicos do Serviço de Formação e Organização Académica da Reitoria da U.Porto. Estas formações terão lugar no domingo, às 15h00 e às 17h00, estando a participação sujeita a inscrição prévia.

Com entrada livre, a Mostra da U.Porto estará de portas abertas no seguinte horário: sábado das 11h00 às 20h00 e domingo das 11h00 às 19h00.

Mais informações em http://www.mostra.up.pt/.