A experimentação e a descoberta são o objetivo central da Mostra da Universidade do Porto.

É já na próxima  quinta-feira que a 12.ª edição da Mostra da Universidade do Porto abre as suas portas à comunidade. De 27 a 30 de março, mais de 10 mil pessoas deverão passar pelo Pavilhão Rosa Mota para conhecer de perto os cursos e os projetos de investigação da U.Porto.

Reunindo num mesmo local as 14 faculdades, a business school e 15 dos maiores centros de I&D da Universidade do Porto, a Mostra da U.Porto tem-se afirmado como uma das datas mais importantes no percurso dos jovens pré-universitários, que nestes quatro dias de experimentação e descobertas, têm a oportunidade de recolher informação e testar as suas vocações.

Entre as muitas atividades e conferências patentes na Mostra deste ano, os visitantes poderão, por exemplo, descodificar quebra-cabeças e puzzles matemáticos, assistir a demonstrações de robôs autónomos a percorrerem um campo de obstáculos, compreender os mecanismos envolvidos na levitação de um supercondutor ou participar em aulas de fitness e zumba.

Entre as demonstrações das diversas faculdades, o evento conta, ainda, com a atuação de tunas e grupos de fados e com a presença de técnicos da Direção Geraldo Ensino Superior (DGES) que estarão disponíveis para sessões de esclarecimento sobre os diferentes cursos e instituições.

A edição deste ano coincide, novamente, com a abertura das inscrições dos cursos de verão da Universidade Júnior, o maior evento de iniciação ao ambiente universitário, destinado aos alunos do 5.º ao 11.º ano de escolaridade.

Com entrada gratuita, a XII Mostra da U.Porto inicia-se, oficialmente, às 10 horas da próxima quinta-feira, dia 27 de março, mantendo-se aberta ao público até ao dia 30 de março, domingo. Durante quinta e sexta-feira, as portas do Rosa Mota estarão abertas das 10 às 19 horas, enquanto no fim-de-semana o horário de visita começa às 11 horas e encerra às 20 horas, no sábado, e às 19 horas, no domingo.