De 12 a 15 de abril, a U.Porto “muda-se” para as instalações do ICBAS/FFUP, junto ao Palácio de Cristal (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

É oficial: está a chegar mais uma edição – a 16.ª – da Mostra da Universidade do Porto. E com muitas novidades. De 12 a 15 de abril, todos os caminhos vão dar às instalações do ICBAS/FFUP (ao lado do Palácio de Cristal), palco inédito para o que é já um evento de referência obrigatória na agenda do Porto. E para os mais ansiosos, a Universidade do Porto “espalha-se” pela cidade, já a partir de 2 de abril, com um programa “Pré-Mostra” recheado de atividades para miúdos e graúdos.

Tudo começa com uma semana dedicada ao desporto. De 2 a 6 de abril, a UPFit Active Week apresenta um programa alargado de sessões de Hidroginástica, Localizada, Zumba, Steel Tonic, Step local, Pilates, abertas a todos os interessados. As aulas realizam-se nas instalações do CDUP-UP (Boa Hora) e da Faculdade de Desporto (FADEUP). Os horários estão disponíveis aqui.

Na quarta-feira, dia 4 de abril, os Laboratórios de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos (no INESC TEC) abrem portas a todos os que queiram saber mais sobre a gestão da energia nas nossas casas e edifícios. Como podemos gastar menos energia? Devemos desligar sempre todos os aparelhos eletrónicos? Estas e outras questões são respondidas em duas visitas guiadas, às 17h00 e às 18h00, onde podem participar crianças e adultos.

No dia 4 de abril, todos os interessados podem aprender mais sobre a Constituição da República Portuguesa na FDUP.

Já na quinta-feira, 5 de abril,é dia para conhecer melhor a Constituição da República Portuguesa. À primeira vista, este é um tema pouco cativante para os mais jovens. O objetivo é que, em 30 minutos, os mais novos compreendam melhor aquela que é a lei pelo qual é governado o país onde vivemos. A sessão realiza-se na Faculdad

e de Direito da U.Porto (Rua dos Bragas) e tem início às 15h00. As inscrições estão abertas aqui.

Na antecâmara da Mostra, o fim-de-semana de 7 e 8 de abril traz outras atividades para  toda a família. A começar pela proposta do iNIGMA – Núcleo de Estudantes de Matemática da U.Porto, que desafia miúdos e graúdos a participar na exibição de alguns trupes malabares e de que forma pode ajudar na descoficiação da linguagem matemática. As sessões de “Matemática e Malabarismo” realizam-se na Praça Gomes Teixeira, ao ar livre, entre as 15h00 e as 19h00, no sábado e no domingo.

A grande novidade desse fim-de-semana é, contudo, o programa de visitas ao recentemente recuperado Observatório Astronómico Prof. Manuel Barros da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), situado no Monte da Virgem. Fundado em 1948 para responder às necessidades do ensino da Astronomia na FCUP, o Observatório serve hoje de palco para atividades de investigação nas áreas das Ciências da Terra e do Espaço. Nestas visitas – agendadas para as 15h00 de sábado e de domingo e com a duração de uma hora – os participantes vão poder poder conhecer o Grande Telescópio do Observatório, bem como o renovado Círculo Meridiano de Espelhos, um equipamento destinado à determinação da hora por técnicas astronómicas e que, à época da sua construção, na década de 50, constituía um dos três únicos equipamentos do género existentes no mundo. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.

Ainda no âmbito do pré-Mostra da Universidade do Porto, o Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) organiza no dia 10 de abril, em frente à Reitoria da U.Porto (Praça Gomes Teixeira), das 10h00 às 17h00, uma Mostra de Desporto Adaptado. Através desta iniciativa, que vai decorrer entre a 10h00 e as 17h00, pretende-se sensibilizar o público em geral para a área do desporto adaptado. As ações previstas incluem a apresentação do Programa de Desporto Adaptado da U.Porto, bem como a possibilidade de experimentar diferentes modalidades desportivas adaptadas, com demonstrações de vários clubes convidados.

Os horários completos e inscrições serão divulgados em breve, no site oficial da Mostra da U.Porto.

A Mostra da U.Porto estará aberta, de forma gratuita, a todos os interessados. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Aberta ao público de quinta-feira e sexta-feira das 10h00 às 19h00 e sábado, das 11h00 às 20h00 e domingo, das 11h00 às 19h00, a Mostra da U.Porto tem entrada livre para todos os interessados. Durante estes quatro dias, alunos do ensino básico e secundário, mas também famílias e diplomados vão poder encontrar, num só espaço, as mais de 6oo propostas de graduação e pós-graduação e, ao mesmo tempo, conhecer e experimentar in loco, atividades ligadas à saúde, engenharia, ciências, humanidades, artes, entre as muitas outras lecionadas na Universidade do Porto.