Raimundo Moreno Delgado, antigo Diretor e Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), faleceu esta quinta-feira, aos 68 anos de idade.

Professor, investigador e referência nacional no estudo do comportamento dinâmico de edifícios e das pontes, Raimundo Delgado dedicou mais de 40 anos ao ensino e à Faculdade de Engenharia, onde foi responsável por grande parte das disciplinas da área de Estruturas em Engenharia Civil.

Ao longo da sua vida profissional, o também Professor Emérito da U.Porto esteve ligado, não só à componente letiva e pedagógica – onde assumiu funções de regente em disciplinas ligadas à teoria das Estruturas (é autor de mais de duas centenas de trabalhos científicos), que lhe valeram a atribuição do prémio de Excelência Pedagógica da FEUP em 2012 -, mas também na coordenação de estudos e pareceres na qualidade de projetista e consultor externo.

Entre as obras a que esteve ligado incluem-se a Sede do Banco de Agricultura em Vila Nova de Cerveira (1973), o Tribunal de Esposende (1975), a Central de Camionagem em Lamego (1985), o Centro de Arte e Cultura em Viana do Castelo (1991), o Complexo da Piscina de Melgaço (1993), o Estádio Municipal de Viana do Castelo (1994), o Estádio do Dragão no Porto (2003) e a Ponte pedonal em Viana do Castelo (2007).

Na categoria de estudos especiais destacam-se os trabalhos realizados para o Novo Hospital de S. António no Porto – Análise Dinâmica (1987), a Barragem do Caldeirão – Análise Dinâmica e a Barragem de Foz Côa – Estudo do comportamento sísmico (1990). Também no domínio das pontes, elaborou o estudo do comportamento sísmico da ponte Salgueiro Maia sobre o rio Tejo em Santarém e Acessos imediatos (1995) e os Ensaios Dinâmicos da Ponte Vasco da Gama e Viadutos de Acessos (janeiro de 1998).

Raimundo Delgado destacou-se igualmente nos vários cargos diretivos relevantes que desempenhou e que contribuíram para a história da Faculdade de Engenharia. Foi o segundo Diretor da FEUP no período que se seguiu à Revolução de Abril de 1974 e voltou a desempenhar funções diretivas anos mais tarde, quando foi eleito vice-presidente do Conselho Diretivo da FEUP (de 1993 a 1995 e de 1997 até 2001). Foi Presidente do Conselho de Representantes da FEUP (1986 a 1991 e de 2001 2014) e desempenhou um papel fundamental na conceção das atuais instalações da FEUP no Campus da Asprela. Membro da comissão de avaliação dos cursos de Engenharia Civil das Universidades Portuguesas, foi também eleito vice-presidente da Direção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica (1994). Em junho de 2015, deu a sua Última Aula como professor da FEUP.

O funeral de Raimundo Delgado realiza-se esta sexta-feira, dia 8 de fevereiro, às 16h00, na Igreja da Meadela, em Viana do Castelo.