Alfredo Faria Junior, especialista brasileiro em Pedagogia do Desporto, foi distinguido pela Universidade do Porto em 2004 com o título de Doutor Honoris Causa.

Alfredo Gomes de Faria Junior, nome maior das Ciências do Desporto no espaço lusófono, homenageado pela Universidade do Porto em 2004 com o título de Doutor Honoris Causa, faleceu esta segunda-feira, no Brasil, seu país natal.

Neto de migrantes portugueses, Alfredo Faria Junior nasceu a 22 de agosto de 1937, no Rio de Janeiro. A sua carreira académica desde cedo foi dedicada à pedagogia do desporto, tendo realizado duas licenciaturas quase consecutivas em Educação Física (Universidade do Brasil, 1962) e em Pedagogia (Universidade Gama Filho, 1968).

O seu trabalho na congregação destas duas áreas do conhecimento haveria de culminar na obtenção do Doutoramento em Educação Física, em 1980, na Université Libre de Bruxelles (Bélgica), com uma tese intitulada “Une contribuition a l´étude du comportmement oral du professeur d´éducation physique: proposition du Systeme FaMOC d´analyse de l´enseignement”.

Não é, pois, de estranhar que Alfredo Faria Junior tenha contribuído decisivamente para a estruturação académica e científica da formação e investigação em Educação Física e Desporto em diversas universidades do Brasil. Um contributo que se estendeu rapidamente a outros países lusófonos, incluindo Portugal e, particularmente, a Universidade do Porto.

Foi junto do então Instituto Superior de Educação Física da Universidade do Porto (atual Faculdade de Desporto) que Alfredo Faria Junior procurou apoio para nos anos 80 fundar um movimento lusófono na área das Ciências do Desporto e da Educação Física que permitisse a colaboração e a partilha de experiências entre as diferentes escolas e académicos de forma a potenciar a afirmação desta comunidade em todo o mundo. Um esforço que se consubstancia na realização do I Congresso de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, em agosto de 1989.

Quinze anos mais tarde e incontáveis colaborações depois, a Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) propôs a atribuição do título de Doutor Honoris Causa a Alfredo Faria Junior, título que lhe seria atribuído numa cerimónia que decorreu na FADEUP, precisamente na altura em que a faculdade acolheu o 10.º Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física de Países de Língua Portuguesa.