Só este ano, a U.Porto recebe cerca de 80 estudantes brasileiros ao abrigo do PLI

Mais de 700 estudantes brasileiros vão passar, em 2012/2013, pelas universidades portuguesas, para cumprir um ciclo de estudos  ao abrigo do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI). Foi esse o número que serviu de mote aos representantes de cerca de trinta instituições brasileiras e vários membros do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP) que, nos passados dias 11 e 12 de setembro, passaram pela Reitoria da Universidade do Porto para participar  na Reunião Geral do PLI.

Este encontro teve como objetivo aproximar os líderes das universidades portuguesas e brasileiras e fomentar a mobilidade entre estudantes dos dois países. A meta é aumentar o número de vagas existentes nas universidades portuguesas para esta mobilidade e trazer mais estudantes brasileiros para Portugal.

Criado em 2010, o PLI já trouxe para Portugal 442 estudantes brasileiros que, desde 2010, estudam dois anos da sua licenciatura em Portugal. Só ao abrigo deste programa, a Universidade do Porto já recebeu 80 estudantes brasileiros.

Recorde-se que a Universidade do Porto recebeu, em 2011/12, 3500 estudantes provenientes dos cinco continentes que escolheram a universidade para concretizar um ciclo de estudos. Anualmente, a U.Porto recebe cerca de 1000 brasileiros ao abrigo de vários protocolos com universidades brasileiras.