johnrdelaney

John R. Delaney, uma dos mais reputados oceanógrafos da atualidade, vai inagurar a Oceans Distinguished Lecture Series.

Um dos mais prestigiados oceanógrafos norte-americanos da atualidade, John R. Delaney, estará na Universidade do Porto no dia 25 de maio para a conferência inaugural das Oceans Distinguished Lecture Series.

As Oceans Distinguished Lecture Series são um novo ciclo de palestras organizado pela Reitoria da Universidade do Porto, essencialmente direcionado para as questões dos Oceanos, que visa constituir-se como uma referência na discussão das matérias relativas aos desafios e oportunidades que nessa área se colocam a nível nacional e internacional.

A decorrer a partir das 16 horas, no Auditório Ferreira da Silva da Faculdade de Ciências, esta primeira conferência do ciclo será protagonizada pelo professor da Escola de Oceanografia da Universidade de Washington (EUA) e líder do programa Regional Scale Nodes, da US Ocean Observatories Initiative, financiado pela Fundação Nacional de Ciência americana.

Recorrendo à mais avançada tecnologia, a equipa liderada por John R. Delaney tem vindo a construir uma rede de 100 quilómetros de câmeras e sensores de alta definição no fundo do mar, a nordeste do Oceano Pacífico, com o objetivo de criar uma “janela permanente” para o oceano, através da transmissão de dados e imagens em tempo real.

weird.fish.crop_med

A 2900 metros de profundidade,a equipa de John R. Delaney encontrou esta espécie rara (Genioliparis ferox), descrita pela primeira vez em 1978 e nunca mais observada pelo olho humano.

Intitulada Next Generation Operations in the Global Ocean: Comprehensive, Volume-Integrated, Subsea Sensor-Robotic Presence, a conferência de John R. Delaney terá por base as descobertas científicas proporcionadas por esta inovadora rede de cabos de fibra-ótica subaquática.

A participação na conferência é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, através deste formulário online. Os interessados  podem também acompanhar a conferência em direto.