Visita terá como foco o trabalho desenvolvido pelo INESC TEC no domínio dos sistemas de energia elétrica, e em particular no tema das smart grids.

Ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, vai estar esta sexta-feira, dia 11 de abril, pelas 17h00, no edifício sede do INESC TEC (Campus da FEUP, Rua Dr. Roberto Frias, 378), numa visita integrada no roteiro que o governante está a fazer pelo norte de Portugal, para realçar o cluster da mobilidade elétrica.

Nesta passagem pelo campus da U.Porto, Jorge Moreira da Silva vai conhecer a capacidade científica e tecnológica do INESC TEC no domínio dos sistemas de energia elétrica, e em particular no tema das smart grids (redes elétricas inteligentes), área em que o instituto tem em curso vários projetos de investigação com financiamento Europeu, bem como projetos com a indústria nacional (EDP, REN, EFACEC, entre outros).

Um dos pontos obrigatórios da visita será o Laboratório de Redes Elétricas Inteligentes e Veículos Elétricos (ver vídeo ), considerado uma referência internacional no domínio dos sistemas de energia, conferindo ao INESC TEC capacidades únicas de teste, em ambiente quase real, para hardware e software avançado para gestão e controlo de redes elétricas, envolvendo também soluções de comunicação. A indústria nacional, particularmente os fabricantes destas tecnologias, também podem beneficiar do laboratório para desenvolver e testar as suas soluções inovadoras e com potencial exportador.

“O laboratório – que é pioneiro em Portugal e um dos únicos na Europa – já está equipado com um conjunto de protótipos de inversores inteligentes para controlo de microgeração (solar fotovoltaica e micro-eólica) e baterias de veículos elétricos (bidirecional) com capacidade para se adaptarem autonomamente às necessidades e limitações da rede elétrica”, explica João Peças Lopes, diretor do INESC TEC e professor da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

A acompanhar Jorge Moreira da Silva estará o Secretário de Estado da Energia, Artur Trindade. O roteiro do Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia ao norte incluirá visitas previstas a outras empresas/instituições, tais como a Enercon, a fábrica da Salvador Caetano e o CEIIA.