Manuel Caldeira Cabral é o atual Ministro da Economia (foto: Portugal.gov.pt)

Andréa Pereira é responsável pela Qualidade, Segurança e Ambiente na Innovnano; Clara Sá Couto trabalha no Desenvolvimento de Produto na Hovione; Daniel Pereira é Cofundadador da IS4H; Eduardo Soares é Gestor de Inovação na Amorim Cork Composites; Maria José Ferreira é Diretora do Departamento de Investigação e Qualidade no Centro Tecnológico do Calçado; Miguel Franco Co-CEO na Schmitt Elevadores; Paula Gomes fundadora da I-SENSIS;  Pedro Mota trabalha no desenvolvimento de produto da Synopsys; Pedro Pacheco é CEO da BERD e Pedro Paiva engenheiro na FREZITE.  E o que têm em comum dez perfis tão diferentes? Todos frequentaram um Programa Doutoral da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e vão partilhar a sua história de sucesso na 2.ª Edição do Congresso Doutoral em Engenharia (DCE17), agendado para os dias 8 e 9 de junho, no Auditório da Faculdade da FEUP.

De que forma está o mercado a absorver os nossos doutorados? E estará a fazê-lo de forma eficiente? Como potenciar o talento dos graduados de 3º ciclo na mudança de paradigma de muitas empresas ditas “estagnadas” e com necessidade de inovação? É este o tema forte do Congresso Doutoral em Engenharia deste ano que, durante dois dias,  dará a oportunidade a estudantes de doutoramento, das diversas áreas de engenharia, para discutirem e partilharem os avanços das suas investigações e trabalhos, num ambiente de networking com professores, colegas e elementos do mundo empresarial e industrial, incluindo vários CEO’s de empresas nacionais e internacionais.

No primeiro dia de Congresso, o destaque vai para a sessão plenária “Indústria 4.0”, que vai trazer à discussão os principais desafios e oportunidades relacionados com a chamada “Quarta Revolução Industrial” e conta com a participação de Ângelo Ramalho, da EFACEC, Gonçalo Lobo Xavier, da AIMMAPEuropean Economic and Social Committee – EU, José Marques dos Santos, antigo Reitor da U.Porto e docente da  FEUP e João Paulo Oliveira, da  Navigator Company. Américo Azevedo, docente da FEUP e Coordenador do Centro de Engenharia de Sistemas Empresariais (CESE) do INESC TEC, será o moderador desta sessão.

Já o segundo dia ficará marcado pela sessão “Doutorados em ambiente empresarial”, onde, além da presença de dez alumni doutorados FEUP num ambiente de partilha das suas experiências em ambiente empresarial, haverá uma palestra sobre o desenvolvimento de carreiras para doutorados e ainda uma mesa redonda que traz ao debate a experiência de doutorados em grandes empresas nacionais e internacionais como a CONTINENTAL MABOR (Carlos Gonçalves), GALP (Carlos Martins de Andrade), CIN (João Serrenho), CUF-QI (Paulo Araújo e SONAE (Rita Serra).

Confirmado para participar neste painel está também Manuel Caldeira Cabral, atual ministro da Economia,  que fará uma intervenção inicial, e Sebastião Feyo de Azevedo, atual Reitor da U.Porto, que irá moderar uma mesa redonda sobre o papel dos Doutorados nas empresas.

O evento exige registo prévio, que pode ser efetuado aqui

Mais informações aqui.