Manuel Heitor vem à FCUP apresentar o novo AIR Center – Centro Internacional de Investigação dos Açores (Fotos: Egidio Santos/U.Porto)

O  Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, vai estar, no próximo dia 19 de dezembro, na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), para participar numa sessão integrada nos workshops Advanced Computing for Earth Sciences (ACES 2017) e Emerging Technologies for Energy (ETE 2017).

A decorrer de 18 a 20 de dezembro, no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP, estes dois workshops vão trazer à U.Porto um conjunto alargado de especialistas em áreas científicas que podem estar ligadas à construção de um mundo mais sustentável. A intervenção de Manuel Heitor está agendada para as 16h30 do dia 19 e insere-se numa sessão conjunta especialmente dedicada ao AIR Center – Centro Internacional de Investigação dos Açores (Atlantic International Research Center, projeto que junta universidades, centros de investigação e empresas de oito países e que visa criar emprego e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

O Workshop Advanced Computing for Earth Sciences vai decorrer de 18 a 20 de dezembro e centrar-se-á em  áreas como a  sustentabilidade computacional, a simulação e modelação de sistemas geofísicos complexos, o oceano e seu papel no sistema climático global, os veículos marítimos não tripulados para a recolha de dados, a ciência computacional terrestre e planetária, a análise de grande volume de dados (big data) e a infraestruturas científicas de supercomputação. Com o debate em  tornos destas temáticas pretende-se “estabelecer futuras orientações de pesquisa relevantes para o novo centro, bem como os estabelecimento de parcerias de cooperação e redes de contacto”, avança a organização.

Já o Workshop Emerging Technologies for Energy tem por objetivo promover um fórum de discussão sobre o estado da arte e as tecnologias emergentes para aplicações relacionadas com a Energia, bem como reforçar a cooperação entre as universidades, os centros de transferência tecnológica e a indústria, para a criação de novas parcerias e redes de contacto. Serão abordadas as áreas da Energia Solar, Energia a partir da Biomassa, Recuperação de Energia, Conversão de Energia, Armazenamento de Energia, Células de Combustível e Electrolisadores.

Mais informações (programa, inscrições, etc.) em aces17.dcc.fc.up.pt e ete17.dcc.fc.up.PT.