DR: BuildingPictures

A Ministra Assunção Cristas visitará as instalações da UPTEC a 19 de dezembro.

A Ministra da Agricultura e do Mar, Assunção Cristas, vai estar no UPTEC – Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto no dia 19 de dezembro para conhecer algumas das novas  tecnologias aplicadas às atividades agrícolas e marítimas que estão a ser desenvolvidas na Universidade do Porto.

O programa da visita começará com uma apresentação do UPTEC, com especial enfoque no seu Polo do Mar, localizado junto ao Porto de Leixões, e que já apoia o desenvolvimento de 12 projetos empresariais. Seguidamente, quatro startups que apostaram na inovação tecnológica na área do mar e da agricultura farão uma breve apresentação: Abyssal, OceanScan, Sky Angel e Wisecrop.

A agenda dedicada ao UPTEC termina com uma breve exposição de equipamentos inovadores desenvolvidos por empresas do Parque de Ciência e Tecnologia da U.Porto: os veículos autónomos subaquáticos da OceanScan, o sistema de deteção de incêndios da Flicks, o drone salva-vidas da Sky Angel e o sistema de monitorização de plantações agrícolas da WiseCrop.

A visita da Ministra Assunção Cristas prosseguirá com uma reunião com os investigadores do Laboratório de Sistemas e Tecnologias Subaquáticas (LSTS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), liderados pelo Prof. João Tasso. O laboratório projeta, constrói e opera veículos submarinos, de superfície e aéreos não tripulados para aplicações inovadoras nas áreas das ciências da Terra, segurança e defesa. Numa perspectiva de cooperação nacional e internacional para a observação sustentável dos oceanos, o LSTS colabora com a Marinha e com a Força Aérea Portuguesas, assim como, participa e lidera projetos com experiências de campo nos oceanos Atlântico e Pacífico e nos mares Mediterrâneo e Adriático.

Por fim, decorrerá uma apresentação do Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental (CIIMAR), pelo Prof. Vitor Vasconcelos, Presidente da Direção do CIIMAR, onde serão abordadas as principais áreas de intervenção nas vertentes de investigação, transferência de tecnologia, formação e divulgação científica. Serão, também, apresentados alguns dos projetos em curso nas áreas das Alterações Globais e Serviços dos Ecossistemas, Aquacultura e Biotecnologia Marinha.