Professor auxiliar da FMUP, Nuno Lunet foi distinguido em 2011 com o Prémio de Investigação Científica atribuído pela Ordem dos Farmacêuticos.

Nuno Lunet, professor e investigador do Departamento de Epidemiologia Clínica, Medicina Preditiva e Saúde Pública da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), vai ser homenageado esta segunda-feira, 8 de abril, com uma das medalhas de serviços distintos atribuídas pelo Ministério da Saúde.

O docente  e investigador da FMUP receberá a Medalha de Prata, atribuída a jovens investigadores com o intuito de encorajar “as atividades ligadas ao conhecimento e à ciência também na área da saúde”. O nome de Nuno Lunet foi proposto pelo Instituto Nacional Dr. Ricardo Jorge.

Licenciado em Ciências Farmacêuticas (1997), Mestre (2000) e Doutor em Saúde Pública (2005), Nuno Lunet é, para além de professor auxiliar da FMUP, membro da direção do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e investigador da Unidade de Investigação e Desenvolvimento Cardiovascular do Porto. É também membro do conselho editorial dade várias revistas científicas na área da saúde e integra o comité científico do African Journal of Cancer, desde 2008.

Ao nível da investigação, tem desenvolvido o seu percurso em Epidemiologia e Saúde Pública, com especial interesse e atividade nas áreas da epidemiologia descritiva e analítica do cancro e pelas técnicas de revisão sistemática e meta-análise. É (co)autor de mais de 100 artigos publicados em revistas com revisão por pares indexadas na MEDLINE, editor de um livro e (co)autor de 7 livros/capítulos de livros. Em 2011, foi distinguido com o Prémio de Investigação Científica Dr.ª Maria Odette Ferreira-Santos, atribuído, pela primeira vez, pela Ordem dos Farmacêuticos.

Nuno Lunet é, de resto, um dos nove jovens investigadores portugueses que serão distinguidos pelo Estado Português. Entre eles incluem-se também Tiago Outeiro Fleming, licenciado em Bioquímica pela U.Porto e atual director da Unidade de Neurociência Celular e Molecular no Instituto de Medicina Molecular (Faculdade de Medicina de Lisboa), e Laura Vilarinho antiga estudante de Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia da U.Porto e investigadora do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA).

A cerimónia está marcada para as 17 horas, nas instalações do Infarmed, no Parque da Saúde, em Lisboa, e decorre no âmbito do Dia Mundial da Saúde, celebrado a 7 de abril. Entre os os pontos altos da sessão destaca-se ainda a atribuição do Prémio Nacional de Saúde 2012 à  investigadora Odette Ferreira.