A quarta edição do Simpósio debate a dieta e o metabolismo (Foto: GoogleImages)

O Departamento de Bioquímica da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) organiza, no dia 24 de outubro, o 4.º Simpósio em Metabolismo, dedicado este ano à temática Diet and Metabolic Syndrome.

O evento, dirigido a docentes, investigadores e estudantes da área das Ciências da Saúde, decorre no auditório do Centro de Investigação Médica (CIM) da FMUP e irá contar com a intervenção de convidados de renome internacional, tais como os professores Carmen Collado, Duarte Torres, Nuno Mateus, Salette Hipólito-Reis, João Laranjinha, Rodrigo Cunha, Elisa Keating e Gil Faria.

programa inclui, assim, palestras de convidados de renome internacional, apresentações de trabalhos desenvolvidos por estudantes de doutoramento e ainda o lançamento do livro “Da noite se faz o dia”, da autoria de Cândido Hipólito-Reis e cuja apresentação será feita por Daniel Serrão, ambos professores jubilados da FMUP.

No âmbito do tema geral, serão abordados mais especificamente assuntos como o microbioma, o metaboloma, os polifenóis, os antioxidantes, a cafeína e o ácido fólico e a sua relação com a síndrome metabólica, assim como as terapias cirúrgicas no tratamento da obesidade.

Deste modo, o 4.º Simpósio em Metabolismo tem como principal objetivo “reunir e divulgar o conhecimento atual na área da nutrição e das suas implicações no metabolismo humano, com particular enfâse na obesidade e na síndrome metabólica”, referem os organizadores.

O envio de abstracts poderá ser realizado até ao dia 7 de outubro, e as inscrições podem ser efetuadas através do e-mail [email protected] até ao dia 14 de outubro e comportam o valor de 15 euros.