Yuichi Ito é diretor de animação e professor na Graduate School of Global Arts da Tokyo University of the Arts. (Foto: DR)

O realizador e académico japonês Yuichi Ito, considerado um dos principais autores de cinema de animação (anime) daquele país na atualidade, vai estar no próximo dia 27 de setembro, na Reitoria da Universidade do Porto, onde dará uma palestra intitulada “Neo Craft Animation: Um tipo de animação “stop motion” japonesa”

Organizada pela Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) – no âmbito da Unidade Curricular de Cultura Japonesa Contemporânea da Licenciatura em Línguas Aplicadas -, em parceria com a Embaixada do Japão em Portugal e com o apoio da Fundação Japão, a palestra de Yuichi Ito terá a duração aproximada de 50 minutos e será proferida em Japonês, com tradução para Português. Haverá ainda projeção das obras do realizador e dos seus estudantes na Graduate School of Global Arts da Tokyo University of the Arts (ver programa completo).

A sessão tem início às 11h00, no Salão Nobre da  Reitoria, e é aberta ao público.

Nascido em 1962, Yuichi Ito formou-se em Belas Artes, na área de Design, na Tokyo University of the Arts, onde dá aulas desde 2008. Em 1998 criou a empresa I. TOON L.td da qual é presidente do Conselho de Administração.

Embora trabalhe principalmente com claymation, também domina outras técnicas e realiza trabalhos de desenho de personagens e animação em campos tão diversos como o cinema, televisão e publicidade. A sua obra mestra “KNYACKI” tem sido retransmitida no canal educativo da televisão nacional NHK ao longo dos últimos 20 anos.

Outras obras representativas de Ito incluem a obra comemorativa do 110.º aniversário de SHOCHIKU “NORABBITS’MINUTES”, o anúncio televisivo de Mr. Donut “PON DE LION”, e a animação dos videoclips de “Travelling” e “Kimi wa tomodachi”, dos cantores  japoneses Hikaru Utada e Ken Hirai, respetivamente.

Em 2011, criou a obra original de curta metragem de animação “HARBOR TALE” que ganhou uma Menção Honrosa no Japan Media Arts Festival. É ainda o autor do software para a criação de claymation. Atualmente, é membro da Direção da Associação de Animação do Japão.