Giorgio Grassi regressa à FAUP três anos depois da última visita. (Foto: Público)

O italiano Giorgio Grassi, considerado uma das grandes referências da arquitetura europeia do último meio século, vai estar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) no próximo dia 15 de novembro, quinta-feira, para falar sobre a sua obra com os estudantes da «Escola do Porto».

O pretexto da visita do arquiteto italiano será a apresentação da edição portuguesa do seu mais recente livro – Escritos Escolhidos, publicado pela Fundação José Marques da Silva (FIMS) e pelas Edições Afrontamento -, que congrega a mais completa antologia de textos do autor, publicados entre 1965 e 2015.

Giorgio_Grassi_300x200

Professor jubilado da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Milão, Grassi é uma das figuras centrais da escola do chamado racionalismo italiano. (Foto: DR)

Neste regresso à FAUP, três anos após a última visita, Grassi terá a oportunidade de falar com os futuros arquitetos sobre o trajeto que fez dele uma figura central, a par de Aldo Rossi (1931-1997), da escola do chamado racionalismo italiano, patente em obras como as bibliotecas de Groningen (1992) e Valência (1998), o complexo ABB Roland Ernst na Potsdamer Platz em Berlim (2001), ou a sede da Cassa di Risparmio de Florença (2008). Professor jubilado da Faculdade de Arquitetura do Politécnico de Milão, somou inúmeros distinções ao longo da carreira, incluindo  a “Medalha de Ouro Heinrich Tessenow” da Stiftung FVS de Hamburgo (1992), o “Architektur-Preis Berlin” (2003) ou o “Prémio de Arquitectura Arpa Fil de Guadalajara, México” (2008).

A acompanhar o arquiteto italiano nesta “conversa com estudantes #2” estarão também José Miguel Rodrigues – autor, coordenador e tradutor do projeto de tradução integral da obra escrita de Giorgio Grassi para português (Giorgio Grassi, opera omnia sic) – e três arquitetos e professores da FAUP ligados, por razões diferentes, à sua obra. São eles Eduardo Souto de Moura, vencedor do Prémio Pritzker 2012, Carlos Machado e Marco Ginoulhiac.

Promovida pela Fundação Marques da Silva e pela Matéria. conferências brancas, a sessão tem início às 18h30, no auditório Fernando Távora da FAUP, e decorrerá nas línguas portuguesa e italiana. Está igualmente prevista a tradução simultânea das questões colocadas pelo público.

E porquê “conversa com estudantes #2” ? Porque dois antes, a 13 de novembro, a vida e a obra de sobre Giorgio Grassi serão tema de uma “conversa com os estudantes #1”, à volta da mesa central da biblioteca da FAUP. Moderada por Joana Couceiro, a sessão conta com a presença dos organizadores de Matéria.conferências brancas, José Miguel Rodrigues, Helder Casal Ribeiro e Pedro Borges de Araújo.

As duas sessões têm entrada livre, mas sujeita à lotação do espaço.

Sobre os Escritos Escolhidos

Com tradução e nota introdutória de José Miguel Rodrigues, os Escritos Escolhidos são muitos mais do que um “repositório” dos textos publicados por Giorgio Grassi no último meio século. Para além da colectânea já publicada em italiano, alemão e espanhol, o livro reúne também alguns textos e ilustrações inéditos, que vêm enriquecer “um discurso crítico, mas sempre comprometido com a contemporaneidade e a experiência da arquitetura”, através do qual se questiona a “relação entre cidade e a sua arquitetura”.