CiberJornalismo01Mestrado em Multimédia (MM) da Universidade do Porto celebra 20 anos de ensino em 2016 e, para comemorar a data, a Direção do curso vai promover ao longo do ano, uma série de palestras, workshops e outras atividades a decorrer nas cinco faculdades envolvidas no ensino do mestrado.

A primeira sessão terá lugar na Faculdade de Ciências da U.Porto (FCUP), no dia 14 de abril, às 14h00, e propõe uma tarde “À conversa sobre 20 anos de Multimédia na Educação em Portugal”. Aos participantes será proposta uma pequena viagem ao longo das duas últimas décadas, na qual será possível conhecer os vários olhares e as áreas de atuação do Multimédia, desde as políticas educativas até às práticas concretas do Ensino Superior, não esquecendo o Ensino Básico e as diferentes modalidades científicas abrangidas por aquela área.

De acordo com Rui Rodrigues, Diretor do Mestrado em Multimédia, o que se pretende com este tipo de iniciativas é sensibilizar a comunidade para a importância e a relevância do Multimédia na nossa sociedade. “Os meios e conteúdos multimédia tiveram uma evolução assinalável nestes 20 anos que decorreram desde a criação da primeira pós-graduação na Universidade do Porto ligada a esta área. A forte presença e consequente impacto atual do multimédia no nosso quotidiano profissional, social e pessoal, tornam a formação, investigação e prática nestas áreas extremamente relevantes. E são essas as linhas que queremos salientar e fomentar ao longo deste ano, com palestras, workshops e outras atividades que explorem as diferentes vertentes e a multidisciplinaridade inerente ao multimédia, e o façam de forma aberta à participação de todos os interessados”, aponta o docente.

A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O programa da sessão pode ser consultado aqui.

A formação em Multimédia teve início na Universidade do Porto no ano letivo de 1996/1997, com a criação do Mestrado em Tecnologia Multimédia, na Faculdade de Engenahria (FEUP), a que se seguiu o Mestrado em Arte Multimédia (FBAUP) em 1997/1998, e o Mestrado em Educação Multimédia (FCUP), a partir de 2000/2001. Estes três mestrados, concluídos por 171 estudantes, foram integrados num único Mestrado em Multimédia da Universidade do Porto a partir de 2007/2008, resultado da colaboração entre cinco faculdades da U.Porto: Engenharia (FEUP), que é também a sede administrativa, Belas Artes (FBAUP), Ciências (FCUP), Economia (FEP) e Letras (FLUP).

Orientado “para a formação de um conjunto de profissionais que aliam uma elevada capacidade criativa com uma forte base tecnológica para resolver os desafios que se deparam às empresas num mercado global cada vez mais competitivo”, o MM inclui quatro campos de especialização que abrangem as múltiplas áreas envolvidas em Multimédia (Cultura e ArtesEducaçãoMúsica interativa e Design de Som e Tecnologias). Desde a reformulação do curso, em 2007/2008, já se formaram 187 estudantes (até final de 2015)