Carlos Costa, Robótica

Carlos Costa é investigador do INESC TEC e estudante na FEUP. (Foto: DR)

Carlos Costa, estudante de doutoramento na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e investigador do INESC TEC, arrecadou o prémio de melhor tese de mestrado nacional na área da robótica, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Robótica (SPR).

O projeto CARLoS (CooperAtive Robot for Large Spaces manufacturing), do qual o INESC TEC faz parte, desenvolveu um robô que é capaz de realizar autonomamente operações de soldadura de pernos que suportam os painéis de isolamento interior de navios, uma tarefa que é altamente repetitiva.

“O trabalho realizado durante a dissertação providenciou à comunidade de robótica um sistema de localização e mapeamento 3/6 DoF robusto, modular e extensível, capaz de ser usado em robôs móveis operando em ambientes dinâmicos”, explica o investigador, para quem “o prémio vem reconhecer o trabalho e dedicação quer da minha parte, quer de toda a equipa de investigação envolvida no projeto CARLoS”,

Com o título “Robot Self-Localization in Dynamic Environments”, a tese de mestrado de Carlos Costa em Engenharia Informática e Computação foi orientada por Armando Jorge Miranda de Sousa, docente da FEUP, e por Germano dos Santos Veiga, investigador do INESC TEC.

O prémio foi entregue no dia 7 de maio, durante o jantar de comemoração do 10.º aniversário da SPR, que se realizou na Quinta das Queimadas (Bragança), no âmbito do Festival Nacional de Robótica 2016.