Ana Rita Ribeiro recebeu o prémio SPOF pelo seu trabalho inovador no domínio da fibra ótica. (Foto: DR)

A tese de doutoramento em Física de Ana Rita Ribeiro, antiga investigadora do INESC TEC e antiga estudante da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) , foi considerada, a melhor tese de doutoramento dos domínios da Ótica e da Fotónica em Portugal, defendida em 2017.

A tese, desenvolvida na FCUP e no âmbito do trabalho de Ana Rita Ribeiro enquanto investigadora do INESC TEC, tem como título “Optical fiber tools for single cell trapping and manipulation”, e teve a orientação científica de Pedro Jorge e Ariel Guerreiro (docente na FCUP), também investigadores do INESC TEC.

No seu trabalho de doutoramento, Ana Rita Ribeiro desenvolveu e validou dispositivos em fibra ótica para micromanipulação e sensorização à escala celular. Mais especificamente, os trabalhos expostos pela investigadora apresentam microelementos difrativos ou com modulação de fase, para geração de feixes com propriedades especiais que permitem prender e rodar células, apenas com a ação da luz.

O prémio, promovido pela Sociedade Portuguesa para a Investigação em Óptica e Fotónica (SPOF), vai já na sexta edição e será entregue por ocasião da conferência AOP 2019 – IV International Conference on Applications in Optics and Photonics, a realizar em Lisboa, entre os dias 31 de maio e 4 de junho de 2019.

Para Ana Rita Ribeiro, pode-se dizer na prémio da SPOF constitui a «cereja no topo do bolo», já que vem juntar-se às várias distinções acumuladas pela investigadora ao longo do seu trabalho de doutoramento. Entre elas inclui-se a conquista de uma ThorLabs Full Scholarship, em 2013, e a participação premiada na edição 2016 da a SPIE Photonics West, uma das mais conceituadas conferências internacionais sobre lasers e fotónica.

Licenciada, mestre e doutrada em Física pela FCUP, Ana Rita Ribeiro encontra-se atualmente a trabalhar na 4Dcell, uma empresa na área da biotecnologia em Paris, onde é responsável pelo desenvolvimento de novos dispositivos biofísicos para drug screening.