Vera Rocha (FEP)

Vera Rocha (Foto. DR)

Vera Rocha, Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), venceu a segunda edição do “Prémio António Simões Lopes, Melhor Tese de Doutoramento em Ciências Económicas e Empresariais 2015” , uma iniciativa da Ordem dos Economistas em parceria com o Económico e a PwC.

O trabalho intitulado”Entrepreneurship Dynamics: Entry, Survival and Firm Growth”, orientado por Anabela Carneiro (Professora da FEP) e Celeste Varum, estuda a dinâmica do processo de empreendedorismo, mostrando a importância do empreendedor e da sua experiência na evolução da empresa. A tese integra ideias de Empreendedorismo, Economia Industrial e Economia do trabalho e foi distinguida em ex-aequo com o trabalho de Cláudia Costa, doutorada pela NOVA SBE.

A decisão, anunciada no dia 8 de julho, na abertura do 6º Congresso Nacional dos Economistas, foi tomada por unanimidade pelos membros do júri, tendo em conta a qualidade dos trabalhos e pelo facto dos dois permitirem “uma visão integrada da importância da Inovação e Empreendedorismo para o crescimento económico”. De resto, as duas teses já asseguraram publicação em revistas de elevado prestígio internacional.

Rui Leão Martinho, Bastonário da Ordem dos Economistas e Professor Catedrático do ISEG, Cesaltina Pires, diretora do Programa de Doutoramento da Universidade de Évora, Cristina Tomé, representante da PwC, Jorge Braga de Macedo, Professor Catedrático da NOVA SBE, José Alves, partner da PwC, Madalena Queirós, editora Universidades & Emprego do Económico e Raul Vaz, director do Económico, foram os elementos do juri.

Vera Rocha foi contratada em 2014, pela Copenhagen Business School como“Researcher in economics of entrepreneurship”, no Department of Innovation and Organizational Economics, por um período de dois anos.

A Copenhagen Business School integra o grupo exclusivo das cerca de 70 escolas a nível mundial com o estatuto Triple Crown, o qual designa as escolas que detêm as três principais acreditações internacionais ligadas às escolas de economia e gestão: EQUIS, AMBA e AACSB