O prémio foi atribuído durante a XI International Conference on Nanostructured Materials

Cristina Sofia dos Santos Neves é estudante de doutoramento em Química sustentável pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e foi distinguida com o prémio Best paper award Nano2012.

O prémio distingue o trabalho desenvolvido nas áreas da nanoquímica e nanotecnologia – “Silica nanocomposites based on europium-polioxometalates: preparation, characterization and photoluminescence studies”, cujo principal objetivo consiste na aplicação de novos materiais passíveis de ser utilizados como biossensores.

Segundo a estudante de doutoramento, hoje em dia, os nanomateriais com propriedades fluorescentes têm sido muito promissores no desenvolvimento de nanosensores. Compostos à base de partículas chamadas de “lantanídeos” tem propriedades de fluorescência úteis e podem ser utilizados em aplicações biológicas, onde o uso de uma sonda luminescente é necessário.

Com este trabalho foram preparados materiais promissores para formar novos biossensores com európio encapsulados em nanoparticulas de sílica. As nanopartículas foram ainda funcionalizadas com grupos apropriados para imobilizar oligonucleótidos, sendo esta última etapa, a imobilização, o próximo passo a dar neste trabalho.

Este estudo contou com a colaboração do REQUIMTE, do CICECO – Centre for Research in Ceramics and Composite Materials, do CENIMAT – Centro de Investigação em Materiais e do ICEMS – Institute of Materials and Surface Science and Engineering. O prémio Best paper award Nano2012, destinado a jovens investigadores, foi atribuído em agosto de 2012 durante a realização da XI International Conference on Nanostructured Materials, na Grécia e visa distinguir a atividade de investigação científica na área da nanotecnologia.