Todas as sessões terão lugar ao final da tarde (17h30), no Centro de Investigação Médica da FMUP. (Foto: DR)

Falar sobre saúde com quem quer falar sobre ela. É este o ponto de partida do novo ciclo de tertúlias (H)á Conversa na FMUP, promovido pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP). O objetivo da iniciativa é criar um espaço um espaço informal de debate multidisciplinar sobre temáticas diversas.

Para fomentar a discussão, as sessões – que contam com o apoio da Junta de Freguesia de Paranhos e da Associação de Estudantes da instituição (AEFMUP) – contarão com a participação de especialistas de várias áreas do saber. A moderação ficará a cargo de jornalistas cuja atividade se desenvolve nas áreas abordadas em cada uma das tertúlias.

A tertúlia inaugural – intitulada “A saúde interessa” – está agendada para esta quinta-feira, 18 de outubro.  A debater o tema estarão Fátima Vieira (Vice-Reitora para a Cultura da U.Porto), Hugo Sousa (cirurgião geral e especialista em obesidade), Eduarda Ferreira (representante do Departamento de Saúde Pública da ARS Norte), José Pedro Dias da Silva (especialista em saúde oral) e a psiquiatra Isabel BrandãoEduarda Maio, jornalista da Antena 1 e autora do programa Ponto de Partida, moderará a sessão.

“Uma das missões das universidades é a de partilhar as suas atividades com a sociedade civil. Esta iniciativa foi criada nesse sentido. Em cada tertúlia tentaremos articular várias perspetivas do saber, desde o mais experiencial ao mais técnico.”, explica Paula Silva, responsável pela iniciativa. “A troca de ideias permitirá ajudar a construir uma visão mais completa das diferentes realidades em debate, cuja diversidade abarca vários aspetos do quotidiano”, refere.

Ainda em 2018, o ciclo (H)á Conversa na FMUP abordará a Literacia em Saúde (22 de novembro) e as Doenças do cólon: uma abordagem multidisciplinar (13 de dezembro). 

Com entrada livre, todas as sessões vão decorrer no Centro de Investigação Médica da FMUP, e terão início às 17h30.