Media Innovation Labs debate economia comportamental na literacia em saúde

Iniciativa insere-se no ciclo de Fóruns de Criação para a Literacia em Saúde organizados pelo Media Innovation Labs da U.Porto.

O Laboratório de Criação para a Literacia em Saúde (LACLIS), integrado no U.Porto Media Innovation Labs (MIL), desafia-se a criar um debate em torno do paradigma atual da literacia em saúde, fazendo um levantamento de necessidades no contexto específico da saúde mental, e as possibilidades de resposta a essas necessidades através do Nudging, um ramo relacionado com a economia comportamental.

O Nudging é uma técnica desenvolvida por psicólogos e economistas e tem como objetivo condicionar comportamentos de consumo, podendo levar a resultados positivos em saúde. O princípio baseia-se nos estudos comportamentalistas de Daniel Kahneman e no estudo de Richard Thaler sobre o comportamento económico do indivíduo, que lhes valeu o Nobel da Economia em 2002 e 2017, respetivamente.

A discussão contará com o fundador da Nudge Portugal, Diogo Gonçalves, a investigadora em Literacia em Saúde na Escola Nacional de Saúde Pública, Ana Rita Pedro e, ainda, a Psiquiatra e Professora Auxiliar da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Margarida Braga.

Esta iniciativa do MIL está inserida no ciclo de Fóruns de Criação para a Literacia em Saúde organizado pelo LACLIS, e terá lugar no dia 22 de maio, às 14h30, no Anfiteatro 1 do U.Porto Media Innovation Labs (sito à Praça Coronel Pacheco, 15).

A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.