O mau tempo que assolou o país nas últimas semanas obrigou à desmontagem da apresentação-ensaio do projeto instalação-exposição “Nós” (sobre o projecto-de-arquitectura de Fernando Távora), ação enquadrada na iniciativa Figura Eminente da U. Porto, 2013: Fernando Távora, em curso nas instalações da Faculdade de Arquitetura (FAUP), e cuja permanência estava prevista prolongar-se até 31 de janeiro.

Uma infiltração de águas pluviais na galeria da FAUP e a acumulação de índices de humidade muito acima do previsto nas áreas ocupadas pelo circuito expositivo comprometeram as condições mínimas de apresentação pública, e de bom acondicionamento e conservação da documentação.

Inaugurada no passado dia 12 de dezembro, a  instalação-exposição “Nós” tinha como grande objetivo explorar a obra de Fernando Távora através de  várias “estações” idealizadas por investigadores especializados no trabalho do arquiteto portuense. Uma missão que vai de encontro ao conjunto de  iniciativas pensadas pela Reitoria da U.Porto, a Faculdade de Arquitetura (FAUP) e pelaa Fundação Instituto Arquitecto José Marques da Silva (FIMS) no sentido de homenagear o fundador e mestre da arquitetura da “Escola do Porto”.

Este contratempo não compromete de resto a retoma do projeto, revisto e alargado, com a sua apresentação num equipamento público da cidade. Na circunstância, prevê-se, igualmente, o lançamento do fascículo 5 da edição “Fernando Távora, ‘minha casa'”, o qual procederá ao registo em livro de “Nós” (sobre o projecto-de-arquitectura de Fernando Távora).

O programa de eventos associados ao ciclo “Figura Eminente da Universidade do Porto, 2013 – Fernando Távora” pode ser consultado no site do evento, em http://figuraeminente.up.pt/.