Exposição ilustra a inovação científica na área do mar desenvolvida no Porto através de tecnologias multimédia, módulos físicos e áreas imersivas. (Foto: Filipa Brito/CMP)

“O Porto na vanguarda da exploração no Oceano” é o mote para a exposição bilingue recentemente inaugurada no Porto Innovation Hub (PIH) e que ficará patente para o público, de forma gratuita, até 15 de maio.

Organizada pelo Centro de Competências OCEANUS da Universidade do Porto, o Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental da U. Porto (CIIMAR) e pela Câmara Municipal do Porto (CMP), a exposição  “Mar de Inovação – Explore as profundezas do Oceano” demonstra, desde o legado de Augusto Nobre, pioneiro do estudo da Biologia Marinha em Portugal, até às tecnologias mais inovadoras, todo o potencial do Porto enquanto motor de inovação no estudo, exploração e investigação das diferentes potencialidades do Oceano.

Inauguração contou com as presenças do Presidente da CMP, Rui Moreira, do Reitor da U.Porto, Sebastião Feyo de Salgado e do Presidente da direção do OCEANUS e do CIIMAR, Vitor Vasconcelos.

Veículos autónomos não tripulados para estudo das profundezas do Oceano, novos fármacos retirados de animais marinhos, um sistema de aquacultura inovador mais rentável e amigo do ambiente, são alguns dos exemplos da inovação científica na área do mar desenvolvida no Porto e ilustrada nesta exposição gratuita através de diferentes tecnologias multimédia, módulos físicos e áreas imersivas.

A exposição foi inaugurada esta quinta-feira, pelo Presidente da CMP, Rui Moreira, pelo Reitor da Universidade do Porto Sebastião Feyo de Salgado e pelo Presidente da direção do OCEANUS e do CIIMAR, Vitor Vasconcelos e contou também com a participação e apoio de múltiplos parceiros de referência nesta área, como o LSTS, INESC TEC, CITCEM, UPTEC, INEGI, APDL, Águas do Porto e MHNC-UP.

Patente nas modernas instalações do PIH (acima dos Correios da Av. dos Aliados), “Mar de Inovação – Explore as profundezas do Oceano” será também acompanhada por um extenso programa de atividades paralelas igualmente gratuitas.