Manuel Janeira recebeu o Troféu Universitário de Clubes em representação da U.Porto (Foto: FADU/Arquivo)

Manuel Janeira, pró-reitor da Universidade do Porto com os pelouros do Desporto, Cultura e Lazer, foi distinguido com o Galardão Prestígio da 6ª Gala de Desporto Universitário da Federação Académica de Desporto Universitário (FADU), como reconhecimento pelo seu contributo para o desenvolvimento do desporto universitário em Portugal.

O Galardão Prestígio foi apresentado pelo presidente da FADU, Bruno Barracosa, durante a cerimónia realizada no passado 12 de feveireiro, no auditório da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Na ocasião, Manuel Janeira foi mencionado como “uma das personalidades que mais contribuíram para o desporto universitário nos últimos anos”.

Natural do Porto, Manuel Janeira (1952) iniciou a ligação ao desporto universitário há mais de 40 anos, como estudante-atleta de basquetebol (modalidade em que se destacou como jogador e treinador). Já como pró-reitor da U.Porto com a pasta do Desporto, cargo que desempenha há 12 anos, foi responsável pelo sucesso que a instituição tem vindo a construir enquanto estrutura desportiva, traduzido na organização do Mundial de Rugby 7 Universitário 2010, na resolução do referendo com o CDUP e na afirmação da U.Porto como principal potência do desporto universitário em Portugal. Pelo meio, foi Chefe de Missão da participação portuguesa nas Universíadas de Izmir (2007) e Bangkok (2009).

Doutorado em  Ciências do Desporto pela Universidade do Porto, foi na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física (FCDEF) – atual Faculdade de Desporto (FADEUP) – da U.Porto que desenhou grande parte de um percurso de excelência ao nível da docência, investigação, orientação científica e gestão universitária. Professor Associado da FADEUP, especializado nas áreas do Treino Desportivo e da Metodologia da Investigação, foi Vice-Presidente do Conselho Diretivo (1994 – 1996) e membro da Assembleia de Representantes (1994 e 2003) da faculdade. Colaborou ainda em projetos de investigação na área das Ciências do Desporto, tendo orientado mais de 40 teses de Mestrado e Doutoramento.

Fora do contexto da U.Porto, desempenha cargos de relevo no quadro do desporto universitário em Portugal. Atualmente, é Membro do Conselho Nacional do Desporto em representação do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), da Academia Olímpica de Portugal e da European Network of Academic Sport Services (ENAS).

A distinção de Manuel Janeira durante a  6ª Gala da FADU foi abrilhantada pela entrega do Troféu Universitário de Clubes à U.Porto, em virtude do desempenho da instituição nos Campeonatos Nacionais Universitários (CNU’s) em 2012/2013. É a terceira vez consecutiva que a Universidade se destaca como principal potência do desporto universitário em Portugal.