São mais de 55 as empresas com stand de exposição na FEUP Career Fair (foto: D.R.)

É já no dia 10 de outubro que arranca na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) mais uma edição da FEUP Career Fair. Contando com a presença de 57 empresas de referência nacional e internacional e com mais de 2000 ofertas de emprego na área de Engenharia, a feira de emprego da Faculdade de Engenharia oferece três dias inteiramente dedicados à empregabilidade e destina-se sobretudo aos estudantes finalistas, sem esquecer os alumni interessados em conhecer as ofertas disponíveis.

Com cerca de 1300 ofertas de emprego e 800 oportunidades de estágio e/ou dissertação oferecidas pelas 57 empresas, 19 das quais com presença no evento pela primeira vez, a feira de emprego da FEUP é uma excelente oportunidade para os estudantes adquirirem competências e aprenderem mais sobre entrevistas e processos de recrutamento nas empresas, e, ao mesmo tempo, receberem inputs sobre a melhor maneira de se prepararem para o mercado de trabalho. Além disso, 15 empresas vão estar também a recrutar estudantes graduados que tenham concluído o Doutoramento, o que comprova a aposta das empresas num segmento especializado e altamente qualificado.

A edição de 2017 da Career Fair, organizada pela Divisão de Cooperação da FEUP, apresenta algumas novidades: a sessão de abertura oficial da feira intitulada ‘Opening & Connecting’ é um momento de interação entre empresas e docentes que, num ambiente informal e descontraído, podem explorar formas de colaboração. Haverá também um almoço de networking, reservado a recém-graduados ainda à procura de emprego, para que possam interagir com as empresas e assim explorar contactos que facilitem a entrada destes no mercado de trabalho.

De referir ainda a atividade ‘BEST Engineering Teams’, uma atividade organizada pelo BESTPorto, que desafia os participantes a convencerem o empregador para uma contratação, mesmo que sejam colocados em cenários pouco comuns de uma entrevista de emprego. Vão decorrer também “Flash Interviews”, que consistem numa primeira entrevista de seleção e recrutamento, com a duração de 10/15 minutos por candidato.

Sabendo que o mercado de trabalho valoriza cada vez mais as ‘soft skills’, a FEUP Career Fair vai dinamizar um conjunto de workshops e atividades, ao longo do último e terceiro dia de evento, com vista ao desenvolvimento destas competências dos participantes.

Os recentemente divulgados resultados do concurso nacional de acesso ao ensino superior voltam a mostrar que a Engenharia é, cada vez mais, um “peso pesado” na hora de escolher a área a seguir – o curso de Engenharia e Gestão e Industrial da FEUP foi o curso que contou com a nota do último classificado mais elevada em toda a Universidade do Porto  – 18,43 valores, e o Mestrado Integrado em Bioengenharia recebeu o estudante com a melhor média de acesso desta Universidade – 19,88 valores. A reforçar estes dados estão as recentes conclusões do Observatório de Emprego da FEUP, que apontam para uma percentagem total de empregabilidade da Faculdade de Engenharia de 82% (entre 6 e 10 meses após o término do curso). Os Mestrados Integrados em Engenharia Informática e Computação, Engenharia e Gestão Industrial e Engenharia Metalúrgica e de Materiais são os mais bem posicionados (95%), seguindo-se o Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica (90%) e o Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (89%).

A entrada na feira de emprego da Faculdade de Engenharia é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia. O programa detalhado da Career Fair 2017 pode ser consultado aqui.