Mais de 1300 estudantes terão oportunidade de estudar, durante seis meses ou um ano, fora da U.Porto. (Foto: Egidio Santos/U.Porto)

Foi ao som de músicas típicas de todo o mundo e com um ambiente de festa que centenas de estudantes da Universidade do Porto foram desafiados, esta quarta-feira, a “Começar a aventura” que, no início no próximo ano letivo, os vai levar a universidades de 43 países para realizar um período de mobilidade académica. O palco foi a Reitoria da U.Porto, onde os estudantes se juntaram para se conhecer, partilhar dicas e planear a sua mobilidade.

Durante a manhã e a tarde, todos os estudantes assistiram à sessões de apresentação e de assinatura do contrato de bolsa. Seguiu-se um almoço-convívio que assinalou a “despedida” dos estudantes antes da partida.

Numa altura em que os dados ainda não estão fechados, a U.Porto prepara-se assim para iniciar o próximo ano letivo com o maior contingente de sempre de estudantes a participar em programas de mobilidade nos quatro cantos do globo. A “vontade de descobrir e conhecer outros países”, a “importância de aprender com outros colegas e professores” e a necessidade de “sair da zona de conforto” são os principais motivos que levam os estudantes a abraçar esta experiência, desde a licenciatura, até ao mestrado e doutoramento.

Maria de Lurdes Correia Fernandes, vice-reitora das Relações Internacionais da U.Porto, destacou o contributo deste tipo de oportunidades para o percurso profissional dos estudantes. “Aqueles que têm a possibilidade de fazer um período de mobilidade adquirem uma capacidade de compreender e dar resposta aos desafios do mercado de trabalho”, aponta a responsável

Itália, Espanha, Polónia, Brasil e Alemanha são os cinco principais destinos dos estudantes de mobilidade OUT going da U.Porto em 2018/2019. Entre os destinos escolhidos estão também Taiwan, China, Coreia do Sul, Colômbia, Brasil, Peru e Jordânia, graças aos programas e parcerias bilaterais que a Universidade do Porto mantém com instituições de ensino superior de todo o mundo.

“Começa a aventura” foi o desafio lançado aos estudantes da U.Porto que vão participar num programa de mobilidade. (Foto: U.Porto)

No sentido oposto, os dados evidenciam o contínuo crescimento da U.Porto. Só no último ano letivo, a U.Porto acolheu mais de 4400 estudantes internacionais, entre aqueles que estão a realizar o curso completo e os que escolhem a Universidade para um período de mobilidade.