Estudantes de Mobilidade OUT

Lista de destinos dos estudantes de mobilidade OUT da U.Porto inclui 39 países de todo o mundo. (Foto: U.Porto)

Ao longo do ano letivo 2015/2016, mais de 1100 estudantes da Universidade do Porto vão ter a oportunidade de realizar um período de mobilidade em instituições parceiras internacionais, sendo que deste grupo, mais de 800 estudantes partem logo no primeiro semestre do ano. É esse número que será celebrado  no próximo dia 21 de julho, às 12h30, na Reitoria da Universidade do Porto (Praça Gomes Teixeira, aos Clérigos), num almoço onde grande parte desses estudantes vão poder partilhar dúvidas e expectativas para a experiência que os vai levar aos quatro cantos do mundo logo nas primeiras semanas de setembro.

Para além do almoço, o dia será preenchido com sessões de preparação das mobilidades, uma de manhã (10h00) e outra de tarde (15h00), onde os estudantes poderão esclarecer eventuais dúvidas de última hora. Isto a poucas semanas de embarcarem para 39 países distintos, num leque em que se destacam os países da Europa (ao abrigo do programa Erasmus+), mas que inclui também destinos como Argentina, Brasil, Canadá, China, EUA, México, Tailândia, Taiwan ou Uruguai.

Aos mais de 800 estudantes que se “despedem” da Universidade logo no primeiro semestre do ano letivo (para uma experiência de um semestre ou de um ano completo) vão juntar-se então os estudantes que vão partir somente no segundo semestre, perfazendo um total de 1121 mobilidades OUT previstas (ainda decorrem candidaturas para alguns projetos) para 2015/16.

Recorde-se que, só em 2014/2015, 1077 estudantes da U.Porto tiveram a oportunidade de rumar aos quatro cantos do mundo para realizar um período de estudos em universidades parceiras da U.Porto. Em sentido contrário, a Universidade acolhe 1784 estudantes internacionais ao abrigo de programas de mobilidade internacional, confirmando o seu lugar entre as universidades europeias mais procuradas pelos estudantes internacionais.

O evento é aberto a todos os estudantes OUT da U.Porto, solicitando-se inscrição prévia até domingo, dia 19 de julho, na sessão pretendida (manhã ou tarde).