Miguel Coimbra (à dir.), professor da FCUP e investigador do INESC TEC, recebeu o prémio IEEE EMBS Outstanding European Chapter na qualidade de presidente do capítulo português do IEEE EMBS. (Foto: DR)

O trabalho desenvolvido por centenas de investigadores portugueses na área da engenharia biomédica foi, pela primeira vez, distinguido pela maior e mais antiga sociedade de engenharia biomédica mundial, a IEEE Engineering in Medicine and Biology Society (EMBS). O IEEE EMBS Outstanding European Chapter foi entregue ao capítulo português desta sociedade na 41.ª conferência anual da EMBS que decorreu entre os dias 23 e 27 de julho em Berlim, na Alemanha.

O capítulo português do IEEE EMBS, fundado há 13 anos, é atualmente presidido por Miguel Coimbra, docente da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador do Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC). Nesta comunidade estão envolvidos vários outros docentes e investigadores da FCUP, do INESC TEC e da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

“Está a ser reconhecida a excelência do trabalho da comunidade nacional de engenharia biomédica”, assinala Miguel Coimbra,  na ressaca de um ” um ano particularmente feliz” para o IEEE EMBS.

“Tivemos uma conferência bienal acolhida no Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL) que teve mais de 300 participantes, uma dezena de eventos de altíssima qualidade em Portugal que foram reconhecidos e apoiados pelo IEEE EMBS PT, o nascer de mais um núcleo de estudantes no ISEL, e a vinda de um IEEE EMBS Distinguished Lecturer eloquente e influente, o Professor Michael Friebe da universidade de Magdeburg, Alemanha”, descreve o docente e presidente do capítulo nacional da IEE EMBS.

Sobre a IEEE EMBS e o capítulo nacional

O IEEE (Instituto de Engenheiros Eletrotécnicos e Eletrónicos) é a maior associação de engenheiros do mundo e tenta promover a excelência científica através de publicações de alto impacto em jornais, conferências, standards e atividades educacionais/profissionais. O EMBS é o capítulo dentro do IEEE que promove a engenharia aplicada à medicina e biologia. A IEEE EMBS conta com mais de 2 mil membros oriundos de 97 países. Dentro desta sociedade criaram-se, para espalhar mais facilmente a mensagem, regiões, secções e capítulos de secções.

A EMBS tem 122 capítulos espalhados por todo o mundo divididos por cinco áreas geográficas: Ásia-Pacífico, Europa, Médio Oriente/África, América Latina e América do Norte (inclui o Canadá). Na Europa existem 22 capítulos, incluindo o de Portugal. Portugal venceu este ano o prémio juntamente com o capítulo da Malásia (na área Ásia-Pacífico) e com o do Equador (na área da América Latina).

O capítulo português foi criado em 2006 com o objetivo de divulgar e alavancar o estatuto da engenharia biomédica em Portugal.