MIUP 2015 | Ancelistas

Os Ancelistas (FCUP), vencedores da edição deste ano da Maratona Inter-Universitária de Programação (MIUP), estão entre os participantes. (Foto: DR)

A Faculdade de Ciências da Universidade do Porto vai acolher este fim-de-semana (21 e 22 de novembro), a mais importante competição internacional de programação informática. Mais de 150 estudantes universitários de Espanha, França, Israel, Itália, Portugal e Suíça vão competir por um lugar na final mundial do ACM International Collegiate Programming Contest.

Agrupados em 52 equipas de três elementos, os participantes vão ter 5 horas para resolver um mínimo de 10 desafios informáticos utilizando apenas um computador e recorrendo às linguagens de programação C, C++ e Java. Esta eliminatória do concurso mundial organizada pela Faculdade de Ciências da U.Porto apura as duas equipas representantes da região Sudoeste da Europa na final mundial que irá decorrer na Tailândia, em Maio de 2016, juntando 120 equipas das melhores universidades do mundo.

Estes concursos desenvolvem competências fundamentais nos estudantes, nomeadamente a sua destreza em resolver problemas, o trabalho em equipa, o lidar com a pressão do tempo, a melhoria de conhecimento em algoritmos e programação. E, por esse motivo, são considerados uma das principais montras mundiais dos novos talentos da programação, utilizados por algumas das maiores empresas do mundo como instrumento de recrutamento de recursos humanos.

Por isso, o programa da competição tem início às 9h30 de sábado com as palestras de três programadores da Microsoft, da Google e do Facebook que iniciaram as suas carreiras profissionais com a participação neste concurso. A competição propriamente dita vai realizar-se no domingo, entre as 10h00 e as 15h00, estando a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h30 (ver programa completo).

Desde os anos 90 que equipas da Universidade do Porto, em particular das faculdades de Ciências (FCUP) e de Engenharia (FEUP), têm participado nesta competição, sendo a universidade portuguesa com melhor prestação nesta prova internacional. Este ano, a U.Porto estará representada com quatro equipas, três da FCUP (entre as quais os Ancelistas, vencedores da edição 2015 da Maratona Inter-Universitária de Programação – MIUP), e uma da FEUP, esperando-se que pelo menos uma das equipas se posicione nas posições cimeiras da classificação.

Das instituições portuguesas, estão ainda presentes nesta edição equipas da Universidade de Coimbra, da Universidade de Lisboa e da Universidade Nova de Lisboa.