O LSTS está em franca ascensão desde a sua criação, em 1997 (foto: LSTS)

O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), considerada a maior associação profissional do mundo, atribuiu recentemente o prémio ‘Transactions on Control Systems Technology Outstanding Paper Award 2017’ a um paper que conta com a coautoria de José Braga e Pedro Calado, ambos investigadores do Laboratório de Sistemas e Tecnologia Subaquática (LSTS) da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP).

Intitulado “Integral Line-of-Sight Guidance and Control of Underactuated Marine Vehicles: Theory, Simulations, and Experiments”, o artigo apresenta uma extensa análise de um método de orientação integral de linha de visão (ILOS), que serve para seguir veículos marítimos não tripulados e que opera tanto acima como abaixo da superfície do mar.

Além dos dois investigadores FEUP, o paper tem a ainda a assinatura de Walter Caharija, Kristin Pettersen, Marco Bibuli, Enrica Zereik, Jan Tommy Gravdahl, Asgeir J. Sørensen, Milan Milovanovic  e Gabriele Bruzzone. Referência também ao papel do investigador e responsável pelo LSTS, João Tasso, que criou as condições necessárias à realização das experiências com os veículos não tripulados.

Atribuído de dois em dois anos, o prémio ‘IEEE Transactions on Control Systems Technology Outstanding Paper Award’ evidencia artigos que se destaquem pela sua originalidade, clareza na comunicação da mensagem e que tenham comprovado impacto na área dos sistemas tecnológicos.

O galardão foi entregue no passado dia 13 de dezembro, em Melbourne, durante o evento ‘Conference on Decision and Control (CDC)’, organizada pelo IEEE.

Mais informações sobre o artigo disponíveis aqui.