livro engenharia mecanica

A obra é resultado  de cerca de quatro anos de trabalho e da intervenção de 48 autores (foto: D.R.)

A Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) acolhe no dia 12 de março, às 18h00, no grande Auditório, a cerimónia de lançamento do livro “Introdução à Engenharia Mecânica: sua relevância na sociedade e na vida contemporânea”.

Com o principal objetivo de despertar a curiosidade pela Engenharia Mecânica e disponibilizar informação básica sobre as suas múltiplas áreas de intervenção, potencialidades e desafios, o livro é o resultado do trabalho de 48 diferentes autores que, em quatro anos, se dedicaram à escrita dos 16 capítulos que compõem a obra. A inclusão de três capítulos não técnicos -‘Revoluções Tecnológicas e Sociais’, ‘Desafios do Século XXI e Papel do Engenheiro Mecânico no Futuro’ e ‘A Evolução dos Modelos Educativos e a Formação de Engenheiros-Cidadãos para o Mundo’ – pretende enquadrar a evolução científica e tecnológica no quadro da evolução da humanidade e destacar as relações entre engenharia, cultura, sociedade e educação numa visão mais ampla de interação entre estas realidades.

O processo de coordenação da obra ficou a cargo de António Barbedo de Magalhães, professor emérito da FEUP, João Falcão e Cunha, agora diretor da FEUP e de Abel Santos, professor associado do Departamento de Engenharia Mecânica.

A publicação do livro contou com o apoio da editora ‘Publindústria – Edições Técnicas’ e distribuição está a cargo da Engebook. A cerimónia de lançamento é livre e aberta a toda a comunidade da U.Porto. Para informações sobre a aquisição do livro, contactar: [email protected] e www.engebook.com).