Filipa Martins

Filipa Martins (em cima) e Vânia Neves (na foto da direita) são as duas “representantes” da U.Porto no RIo’2016. (Fotos: DR)

Para além da motivação de participarem no maior evento multi-desportivo a nível mundial, os atletas portugueses que vão participar a partir desta quinta-feira nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil) levam na bagagem um incentivo especial. Trata-se do livro “Jogos Olímpicos sob o Signo da Utopia”, assinado por Rui Proença Garcia, professor catedrático da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

Vânia Neves

Tomando como ponto de partida as celebrações dos 120 anos sobre a realização dos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna e os 500 anos sobre a publicação de “Utopia”, de Thomas More, o livro, lançado em coautoria com Caminho Cunha, professor do Instituto de Educação da Universidade do Minho, relaciona os dois momentos sob várias perspetivas.

Ao longo de 12o páginas que atravesasm toda a história dos Jogos Olímpicos até à atualidade, refletem-se temas caros ao Movimento Olímpico como a reunião dos povos à procura do ideal da paz, solidariedade e da fraternidade, expresso no conceito da Aldeia Olímpica. Pelo meio, elogia-se o esforço do Homem, personalizado no esforço dos atletas e ligado a dimensões como a mente, o corpo, a emoção, a intuição, o amor ou a fé. Para o fim fica uma proposta de caminho da imanência à transcendência e o contributo dos Jogos Olímpicos para percorrer esse itinerário.

O livro foi apresentado pela primeira vez a 31 de maio no auditório do Comité Olímpico de Portugal (COP), em Lisboa. Com prefácio assinado pelos reitores da U.Porto, Sebastião Feyo de Azevedo, e da U.Minho, António Cunha, e do presidente do Comité Olímpico de Portugal, José Manuel Constantino, a obra será também incluída nas ofertas do COP às outras delegações presentes nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, Brasil.

Ainda que a cerimónia de abertura esteja marcada para sexta-feira, 5 de agosto, os Jogos Olímpicos 2016 já arrancaram oficialmente esta quarta-feira, com a competição de futebol feminino. Portugal estará presente com uma comitiva de 92 atletas, entre os quais se incluem as estudantes da Universidade do Porto Filipa Martins (Ginástica Artística) e Vânia Neves (Natação de Águas Abertas).

Sobre Rui Proença Garcia

Com um percurso académico inteiramente ligado à Universidade do Porto, Rui Manuel Proença Garcia é licenciado em Educação Física, Doutor em Ciências do Desporto e Professor Catedrático da FADEUP. É ainda Presidente da Comissão de Ética da FADEUP e membro da a Comissão de ética da U.Porto.

Autor de vários livros e capítulos de livros editados sobre Desporto e Educação, Rui Garcia está também fotemente ligado à promoção do Desporto no Brasil onde é conselheiro do Conselho Regional de Educação Física, Membro Correspondente Vitalício da Academia Brasileira de Filosofia e membro de vários conselhos redatoriais de revistas científicas.