Programa “Livres como Livros” decorre até dezembro de 2013. (Foto: Wikipedia Commons)

É já hoje, dia 30 de outubro, às 21h30, que o projeto “Livres como Livros”, programa conjunto da Universidade do Porto e da Câmara Municipal do Porto, arranca na Biblioteca Municipal Almeida Garrett. Na sessão inaugural, o palco está reservado ao chairman da BIAL, Luís Portela, e ao psicanalista Jaime Milheiro,  convidados da primeira edição do subprograma “Livros da Minha Vida”.

A “Mensagem” de Fernando Pessoa e “O Livro do Caminho Perfeito” de Lao Tsé são as obras que Luís Portela vai apresentar como marcas na sua vida. Já Jaime Milheiro falará sobre “Crime e Castigo” de Fiodor Dostoievski e “Moradas” de Santa Teresa de Ávila.

Comissariada pelas docentes da Faculdade de Letras da U.Porto (FLUP) Isabel Morujão e Maria Luísa Malato, e pela responsável pela Biblioteca Central da FLUP, Isabel Pereira Leite, esta parceria decorre até dezembro do próximo ano e é constituída por dois programas que vão decorrer em paralelo no Auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett.

O segundo projeto, “Arte de Sermos Livros”, vai funcionar como um espelho dos ofícios do livro reunindo duas ou três personalidades por sessão, que são convidadas a apresentar as suas experiências enquanto escritores e leitores.

O programa completo de “Livros como Livros” (em atualização permanente) pode ser consultado aqui.  Todas as iniciativas são de acesso livre e gratuito, embora exijam inscrição prévia através do e-mail [email protected].