Fundado em 2004, o Literatus festeja dez anos de vida num concerto que promete ser um “encontro de gerações”. (Foto: Literatus)

O Grupo de Fados Literatus, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP) celebra, em 2014, o seu décimo aniversário. Para assinalar a data, o grupo vai dar um concerto especial, marcado para este sábado, dia 12 de abril, na Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP).

Fundado em 2004 por três estudantes e vivendo, atualmente, a sua segunda formação, o grupo é composto por dez elementos que visam “promover o Fado Académico em toda a sua plenitude, beleza e culto”.

Henrique Lopes, membro do grupo, destaca dez anos “repletos de momentos inesquecíveis, com novos elementos, novos fados, novas guitarradas, mas sempre com o mesmo espírito fraterno dos três amigos que começaram esta caminhada”.

O Literatus vem sendo presença assídua nas Monumentais Serenatas da Queima das Fitas dos últimos anos, tendo já atuado em palcos como a Casa da Música (2009) ou o Coliseu do Porto (2010). Porém, para Henrique, “o ponto alto do grupo é o dia-a-dia, repleto de fados, guitarradas, vinho do Porto e um coração cheio de saudade”.

O concerto de sábado, com início marcado para as 21h30, no Auditório da FEUP, promete ser um “encontro de gerações,  um encontro de pessoas singulares, que no seu todo deram e dão corpo a este grupo.”

Os bilhetes para o espetáculo têm o preço de 4 euros para estudantes e 6 euros para o público-geral e estão à venda na Secretaria da AEFLUP ou junto dos elementos do Grupo de Fados.