Composição do Conselho Geral para o próximo mandato de quatro anos será definido no dia 1 de junho de 2017.

Já são conhecidos os programas e manifestos das listas candidatas às eleições para representantes de docentes e investigadores e representantes do pessoal não docente e não investigador no Conselho Geral da Universidade do Porto.

Com o aproximar da data das eleições, agendadas para 1 de junho de 2017, todas as nove listas candidatas realizaram um vídeo breve de apresentação da candidatura que se encontra disponível para consulta no Portal de Notícias da U.Porto.

Praticamente todas as listas candidatas criaram sites próprios (com acesso através da página do SIGARRA dedicada às eleições) onde disponibilizam o respetivo manifesto eleitoral e informações sobre os membros que a constituem de forma a que os eleitores possam comparar as linhas orientadoras de cada candidatura.

É precisamente com esse mesmo objetivo que a Comissão Eleitoral dos docentes e investigadores da Universidade do Porto decidiu organizar dois debates públicos entre as seis listas concorrentes a representantes daquele grupo.

O primeiro debate realiza-se às 18 horas do dia 23 de maio, terça-feira, no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, com transmissão vídeo em direto no Portal de Notícias da U.Porto. Com moderação de Manuel Carvalho, redator principal do jornal Público, este debate será aberto à lotação da sala, mas sem espaço para intervenções do público.

Já o debate seguinte, agendado para as 11 horas do dia 29 de maio (segunda-feira), será aberto a questões do público presente no Salão Nobre da Reitoria. Moderado por João Fernando Ramos, jornalista da RTP, este debate também terá transmissão vídeo em direto na mesma página do Portal de Notícias da U.Porto.

Sendo o Conselho Geral um dos principais órgãos de governo, estas eleições revestem-se de uma importância significativa, já que vão ditar diretamente a constituição de 13 dos 23 membros (12 docentes e investigadores e 1 não docente e não investigador) que o compõem. E foi nesse sentido que o atual presidente do Conselho Geral da Universidade do Porto, o Juíz Conselho Alfredo José de Sousa, realizou um vídeo de apelo à participação neste ato eleitoral.

Recorde-se que o Conselho Geral da Universidade do Porto é constituído por 23 membros assim distribuídos: 12 representantes dos docentes e investigadores, quatro representantes dos estudantes e um representante dos não docentes e não investigadores, aos quais se juntam seis personalidades externas à Universidade, cooptadas pelos membros eleitos.

Para além de eleger o Reitor, o Conselho Geral tem entre as suas competências a fixação do valor das propinas, a aprovação das linhas gerais de orientação da Universidade no plano científico, pedagógico, financeiro e patrimonial, dos planos estratégicos de médio prazo da Universidade e suas unidades orgânicas e do plano de ação para o quadriénio do mandato do Reitor, entre outras.