O presidente do INESC Porto, José Manuel Mendonça, é o diretor científico da UTEN.

Quais serão as linhas de orientação futura para apoiar a criação de empresas inovadoras e a conversão dos resultados de investigação em novos produtos e serviços. Esta questão dá o mote à Conferência UTEN 2012, que se realiza no Lispolis (Lisboa), no próximo dia 17 de dezembro de 2012. José Manuel Mendonça, Presidente do INESC Porto,  é igualmente o diretor científico da UTEN.

Investigadores e estudantes, empreendedores e investidores, agentes da indústria e decisores estratégicos estão convidados a debater o futuro de Portugal nestas duas áreas. O programa da conferência centra-se em quatro grandes temas: o percurso de um empreendedor, a internacionalização para o mercado americano, a criação de uma economia “empreendedora” e as redes de Transferência de Tecnologia.

Na edição deste ano, a Conferência UTEN conta com um painel de excelência, que inclui especialistas de topo dos Estados Unidos da América e da Europa. Entre os nomes confirmados para o evento estão os empreendedoresGary Hoover (Fundador das empresas Bookstop, Hoover’s Inc., TravelFest e Story Stores), Vinit Nijhawan (Taral Networks, Kinetic Computer, Payload Systems), Laura A. Schoppe (Presidente da Fuentek, LLC e uma das 25 maiores mulheres de negócios na região Research Triangle Park da Carolina do Norte) e William Stevens (Europe Unlimited e um dos promotores do EASDAQ, mais tarde Nasdaq Europe). O evento conta também com testemunhos de três empreendedores portugueses: Helena Vieira (Bioalvo), João Barros (Veniam) e Pedro Pissarra (Biotecnol).

A Conferência UTEN 2012 inclui ainda a participação ativa de representantes do Instituto para a Inovação e Transferência de Tecnologia de Nuevo Leon, Universidade de Boston, Universidade de Carnegie Mellon, Instituto IC2, Universidade do Texas em Austin e UNU-MERIT, que vão partilhar experiências sobre como potenciar o espírito empreendedor e o crescimento económico de uma região.

Leonor Parreira, Secretária de Estado da Ciência e do Ensino Superior, Carlos Oliveira, Secretário de Estado do Empreendedorismo, Competitividade e Inovação, João Guerreiro, Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas e reitor da Universidade do Algarve e Miguel Seabra, presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) também já confirmaram a presença  no evento.

As inscrições para a Conferência UTEN 2012 podem ser feitas aqui. Mais informações em  http://utenportugal.org/.