Professor Levi Guerra

Levi Guerra é médico, cientista, pintor, professor e escritor.

Levi Guerra, professor jubilado da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), foi distinguido pelo Ministério da Saúde com o Prémio Nacional de Saúde 2013, galardão que reconhece o “papel fundador e divulgador” do docente ao nível da diálise renal nas regiões do Norte e Centro do país.

Levi Eugénio Ribeiro Guerra nasceu em Águeda a 19 de setembro de 1930. Licenciou-se em Medicina no ano de 1955. É médico, cientista, pintor, professor catedrático e escritor. Foi docente da FMUP entre 1957 e 2001, tendo dirigido os serviços de Biologia Médica (1969/1972) e Nefrologia (1993/2000), assim como o departamento de Medicina (1998/2000).

Ocupou também o cargo de diretor do serviço de Nefrologia no Hospital de Santo António e dirigiu, entre 1988 e 1991, o Hospital de São João. No currículo, o professor da FMUP tem já importantes prémios, como o de melhor clínica de hemodiálise do mundo em 2010/2012, fundada em Águeda, a sua terra natal.

“O meu pioneirismo esteve no início do programa de hemodiálises iterativas que não existiam no Norte e Centro do país e que cobriu, desde logo, a assistência salvífica aos casos de insuficiências renais agudas, além da assistência aos doentes em insuficiência renal crónica terminal que passaram a sobreviver. Após este início, eu vim a fundar os dois serviços de Nefrologia nos dois grandes hospitais: primeiro no Hospital Geral de Santo António e depois no Hospital de São João, em 1993”, lembra Levi Guerra.

O Prémio Nacional de Saúde distingue anualmente uma personalidade que tenha contribuído, inequivocamente, para a obtenção de ganhos em saúde ou para o prestígio das organizações de saúde no âmbito do Serviço Nacional de Saúde.

O Júri de Atribuição do Prémio Nacional de Saúde 2013 foi constituído por Walter Osswald, que presidiu, pelo Bastonário da Ordem dos Médicos, pelo Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, pelo Bastonário da Ordem dos Farmacêuticos e pelo Diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical.