leguminosasNo próximo dia 30 de setembro, sexta-feira, todas as refeições servidas nas cantinas da Universidade do Porto vão incluir uma dose de leguminosas (feijão, lentilhas, ervilhas, favas, grão de bico, entre outras). Esta é apenas uma das iniciativas inseridas no âmbito do Seminário Leguminosas no Prato, um evento coorganizado pelas faculdades de Farmácia (FFUP) e de Ciências da Nutrição e Alimentação (FCNAUP) da U.Porto e pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto(ISEP) como forma de assinalar o Ano Internacional das Leguminosas 2016, decretado pela FAO.

O seminário vai ter lugar no auditório do ISEP e tem como tema central a importância das leguminosas desde a produção aos benefícios para a saúde. A liderar a discussão, a decorrer de uma forma rigorosa e científica, mas acessível ao público em geral, estarão investigadores das faculdades e centros de investigação da U.Porto e de outras instituições de ensino superior nacionais.

O programa da sessão inclui ainda demonstrações da confeção de produtos com leguminosas, lideradas pelo chef de cozinha Rui Martins. Para o fim está reservada a divulgação  dos resultados de um concurso  gastronómico  que desafiou os participantes (estudantes do ensino superior, profissionais do setor agroalimentar, associações de produtores, investigadores, docentes e público em geral) a criar as suas iguarias à bases de leguminosas, akertanbdo desse modo para os benefícios nutricionais do consumo daqueles alimentos..

Quem não faltará às celebrações serão então as cantinas da U.Porto e do Instituto Politécnico do Porto que, ao longo do dia, irão servir refeições com leguminosas. Cada tabuleiro incluirá ainda um papel com jogos, curiosidades e ainda 10 razões pelas quais devemos consumir leguminosas.

Mais informações (programa, inscrições, livro de resumos, etc) aqui ou através do e-mail [email protected].